Nesta segunda-feira, (13), a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realizou uma sessão solene especial para celebrar os 40 anos de fundação da Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CUT).
A homenagem foi solicitada pela presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura da Alepa, Maria Do Carmo, Deputada Estadual pelo Partido Dos Trabalhadores. A celebração contou com a presença de parlamentares e sindicalistas que receberam as honras da casa.
40 anos
A CUT é uma instituição consolidada como a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo. São 3.806 entidades filiadas, 7.847.077 trabalhadoras e trabalhadores associados e 23.981.044 trabalhadores e trabalhadores em sua base.
A trajetória da CUT nessas quatro décadas fez com a Central se tornasse uma importante ferramenta para as lutas sindicais, com uma atuação fundamental na disputa pela hegemonia da classe trabalhadora e nas transformações ocorridas no cenário político, econômico e social ao longo da história brasileira, latino-americana e mundial.
A sessão solene teve início às 14h, no Auditório João Batista, localizado na Rua do Aveiro, Praça Dom Pedro II, 130, em Belém. Trata-se de um momento significativo para reconhecer a trajetória da CUT em defesa das lutas, direitos e pela democracia.
Redação da CUT