Nessa quarta-feira (24), a Secretaria de Juventude da Contracs promoveu o segundo encontro da juventude com o tema “Juventude e Economia de Plataforma: O Futuro do Trabalho por Aplicativo”, realizado pela plataforma Zoom. O evento contou com a participação da presidenta do Sindicato de Motoristas por Aplicativos do Rio Grande do Sul, Carina Trindade.
Em sua fala, a sindicalista abordou os desafios enfrentados pela juventude trabalhadora brasileira no contexto do trabalho por aplicativos, destacando a complexidade da relação entre os jovens e essa modalidade de trabalho.
“Enxergo que é um grande desafio para a juventude brasileira o trabalho por aplicativo, pois cria falsas esperanças na nossa juventude. Ele inicia no aplicativo trabalhando pouco e ganhando bem, mas com o tempo vai parando de receber chamadas e pedidos, a remuneração automaticamente vai caindo e ele começa a trabalhar mais horas e ganhar menos. Ele entra achando que é empreendedor, dono do próprio negócio, e com o tempo começa a ver que foi iludido”, explicou.
A secretária da Juventude da Contracs, Gacyella da Silva Lima, reforçou a importância de debater essas questões.
“A juventude precisa estar consciente dos desafios e realidades do trabalho por aplicativos. Nosso papel é fornecer informações, promover o debate e buscar soluções para que os jovens não sejam explorados e possam construir um futuro mais justo e promissor”, enfatizou.
O encontro serviu como um importante espaço de debate, reiterando o compromisso da Contracs com a luta por melhores condições de trabalho e justiça social para a juventude trabalhadora.