sexta-feira, novembro 22, 2024

Contracs lança oficialmente Campanha pelo Respeito aos Direitos dos Trabalhadores do Mc Donald’s

Leia também

Campanha circulará até dezembro denunciando práticas irregulares da rede.

Na manhã desta terça-feira (24), a Contracs lançou a Campanha pelo Respeito aos Direitos dos Trabalhadores do Mc Donald’s juntamente com as entidades do setor hoteleiro. Em busca do respeito aos direitos trabalhistas vigentes, a Contracs lançou a empresa com o lema NÃO! Aos pequenos direitos, onde denuncia a violação dos direitos por parte da Arcos Dourados, a maior operadora da multinacional na América Latina.

Entre os direitos denunciados pela campanha estão a falta de equipamento de proteção individual, jornada móvel variável, fornecimento de lanches para alimentação dos trabalhadores e acúmulo de função. Estas e outras violações são alvo de diversas denúncias e ações judiciais do Ministério Público e do Ministério do Trabalho e Emprego contra a empresa.

O presidente da Contracs, Alci Matos Araujo, destacou que o dia era importante por tratar do lançamento da campanha com as entidades parceiras e irmãs da Contracs como a UITA e a SEIU. “Desde fevereiro, a Contracs tem se preocupado com o tema do que a multinacional tem feito com os trabalhadores no Brasil, especialmente porque o setor de gastronomia tem ficado muito preocupado com estes trabalhadores/as.”  Ele destacou que os sindicatos e federações filiados à Contracs, juntamente com as entidades internacionais, tem lutado para construir uma luta conjunta.

Segundo o presidente Alci, a campanha é importante porque denuncia para a sociedade a condição que os trabalhadores vivem. “Precisamos denunciar junto com os consumidores de forma livre para que mostremos que o lanche que se vende feliz não é feliz.”

O trabalhador da rede Mc Donald’s e coordenador da rede sindical Octaciano Neto, destacou que já viu muito desrespeito nos 23 anos em que trabalha na empresa. Portanto, classificou o momento do lançamento da campanha um marco. “A rede sindical de trabalhadores chega para fazer diferença e transformar a realidade dos jovens. Vamos ajudar para que os direitos dos trabalhadores do Mc Donald’s e de outras empresas de comidas rápidas sejam garantidos.” Octaciano acredita que a campanha dá um recado claro: a empresa tem que respeitar os direitos e a legislação brasileira.

Jose Simões, do Sindicato Global do Setor de Serviços (SEIU), agradeceu a visão da Contracs e de sua executiva no lançamento da campanha, que começou nos Estados Unidos há três anos. Joe destacou que aos poucos descobriram que os problemas enfrentados pelos trabalhadores/as nos Estados Unidos são os mesmos de todos os trabalhadores da rede em todo o mundo. “Direito tem que ser garantido no mundo inteiro e contamos com a UITA. Nos últimos anos, temos trabalhado com a CUT, a Contracs e outras centrais para  melhorar as condições de trabalho dos trabalhadores desta empresa.”

Para Joe, a campanha da Contracs tem algo que é extremamente importante: a voz do trabalhador. “Não pode ter campanha onde o trabalhador não está falando e é isso o que a Contracs pode fazer melhor do que ninguém e vai ser a grande parceria que nós vamos fazer. Vamos trabalhar junto e ver como vamos garantir juntos o direito dos trabalhadores.”

A secretária de comunicação da CUT-SP, Adriana Magalhães, afirmou que a estratégia da campanha está correta porque é necessário fazer o enfrentamento desde o consumidor até o trabalhador. “Sabemos que existem vários países que já fizeram vídeos sobre a questão ambiental do Mc Donald’s, mas está correta a Contracs em fazer um vídeo do ponto de vista laboral e temos que conscientizar não só o trabalhador como o consumidor.”

Emilio Ferrero, do Sindicato Internacional dos Trabalhadores em Alimentação (UITA), destacou que a violação de direitos do Mc Donald’s é uma epidemia mundial. “Em todos os países do mundo, os trabalhadores do Mc Donald’s não podem sobreviver com o salário que recebem e esta é uma luta fundamental.” denunciou. Emilio lembrou que os trabalhadores da rede multinacional não estão só no Brasil. “Estamos juntos com a luta e vocês são o porta-vozes desta luta no Brasil. Estamos felizes em estar junto com vocês.”

O representante da UITA também destacou que o papel da Contracs na defesa dos direitos dos trabalhadores da rede é fundamental. “A UITA tem o compromisso de seguir com vocês nesta luta e participar mais ativamente com os companheiros da SEIU para que possamos compartilhar e divulgar mundialmente o que estão passando os trabalhadores no Brasil.”

Antônio Carlos da Silva Filho, coordenador do setor hoteleiro da Contracs, afirmou que a campanha pelo respeito aos direitos dos trabalhadores do Mc Donald’s coroa os 25 anos da Contracs. “O objetivo é não só ficar no âmbito jurídico porque o diferencial da Contracs é atuar também no campo politico, envolvenbdo nossa base que são os trabalhadores.”

O dirigente sindical ainda destacou que a luta pelos direitos dos trabalhadores na rede Mc Donald’s não é só uma luta dos trabalhadores no Brasil. “A luta do trabalhador não é só no Brasil e para vencermos este gigante, precisamos estar unidos.” Por isso, Antônio destacou a importância em desenvolver a campanha da Contracs sem abandonar a campanha da SEIU “Sem Direitos não é Legal”. “A Contracs já se somou na luta da SEIU e precisamos continuar trabalhando juntos.”

A Campanha

A campanha da Contracs “NÃO! aos pequenos direitos – Campanha pelo Respeito aos Direitos dos Trabalhadores do Mc Donald’s/Arcos Dourados” ganhará o Brasil juntamente com as entidades filiadas à Contracs do setor hoteleiro e gastronômico, que tem em sua base a representatividade dos trabalhadores na rede Mc Donald’s.

As entidades contarão com cartaz, folder, praguinha e um vídeo de denúncia para desenvolver a campanha em suas localidades, tanto junto aos trabalhadores como junto à sociedade.

Ao final do lançamento, as entidades presentes receberam o kit da campanha com os materiais e se comprometeram à divulgar a trabalhar junto à sua base e às lojas de sua região para que a campanha ganhe corpo e seja absorvida por toda a sociedade.

Veja abaixo o vídeo e acesse a campanha aqui.

spot_img

Últimas notícias