sexta-feira, novembro 22, 2024

Contracs participa da 4ª Conferência da UNI Américas

Leia também

Confederação participa de conferência de jovens e mulheres, que antecede Conferência oficial

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) participa da 4ª Conferência Regional UNI Américas, que acontece em Medelín, na Colômbia, de 7 a 9 de dezembro.

A Contracs está representada por seu presidente, Alci Matos Araujo; o secretário de relações internacionais, Eliezer Gomes e o secretário de organização e políticas sindicais, Alexandre Carmo.

O presidente da Contracs ressalta que a conferência reúne os filiados da UNI Américas com debate para ampliação dos direitos dos trabalhadores. Segundo ele, a UNI atravessa fronteiras com metodologias novas a serem aplicadas nas entidades filiadas e, por isso, a Contracs está participando nas mesas e fazendo muito intercâmbio com as entidades da Colômbia, Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina. “Além disso, estamos buscando a titularidade em alguns cargos e mais espaço de atuação na UNI Américas. Isso representa para os mais de 3 milhões de trabalhadores que defendemos no Brasil, que temos a possibilidade de interagir com experiência inovadoras para levarmos para as nossas bases assim como podemos levar nossas lutas locais ao nível internacional.” destacou Alci Matos Araujo.

“O Congresso que está sendo realizado pela UNI Américas Comércio e as perspectivas são de realmente fortalecer a nossa luta, a luta dos comerciários, das mulheres e da juventude no nosso continente. A Contracs tem um papel fundamental, então eu acredito que vamos sair daqui mais fortalecidos e com uma maior participação nesta entidade, que tem um papel fundamental na luta dos trabalhadores em todo o mundo.” pontuou o secretário de relações internacionais da Contracs, Eliezer Gomes.

O evento conta ainda com a participação da secretária de mulheres da Contracs, Paloma dos Santos, que acompanhará juntamente com as jovens do ramo Werllen Moreira, do Sinecom-JP, e Jéssica Melo, do Secor, a Conferência Uni Américas Mulheres. Já o secretário de juventude da Contracs, Pedro Mamed, é observador na Conferência UNI Américas Jovens.

A Conferência Regional UNI Américas irá aprovar as diretrizes do Plano Estratégico de Trabalho 2016-2010 tendo como base a continuação dos processos de sindicalização nas empresas globais e regionais; a responsabilidade social das empresas, o apoio às campanhas de sindicalização e formação; o fortalecimento da negociação coletiva e como seguir crescendo sindicalmente.

A Conferência tem como lema “Vamos junt@s, companheir@s! Com o teu querer e o meu querer!” e conta o apoio dos delegados e delegadas para pedir justiça social e paz na Colômbia, que sofre com uma guerra violenta há mais de 50 anos, que tem atacado duramente o movimento sindical. Entre 1997 a 2015, foram cometidas cerca de 14 mil violações contra a vida, a liberdade e a integridade dos sindicalistas colombianos.

A conferência internacional conclama ainda o apoio dos companheiros de diversos países para a luta de uma América sustentável, já que a região tem sofrido ataques contra a paz e a democracia, tornando-se um motivo de preocupação. De acordo com a UNI, um novo ciclo do neoliberalismo começou e coloca em risco as vitórias conquistadas com tantas lutas. Para tanto, o evento convida o movimento sindical obreiro do continente a estar à frente das contraofensivas.

Por último, o Congresso tratará da transição justa para um novo modelo de trabalho uma vez que a globalização, as novas tecnologias e as novas mudanças demográficas estão transformando rapidamente o mundo do trabalho. O processo tem um profundo impacto em todos os setores e grupos representados pela UNI Américas e o grande desafio é que a entidade e suas afiliadas em toda a América estejam preparadas para estas mudanças.

spot_img

Últimas notícias