Edição traz matérias sobre negociações coletivas, financiamento sindical, reforma previdenciária, entre outros.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) editou o 17º Jornal da Contracs com temas importantes da conjuntura nacional tais como os impactos da reforma trabalhista, financiamento sindical, reforma da previdência, negociação coletiva, entre outros temas.
Reforma Trabalhista
A matéria sobre a reforma trabalhista traz os pontos primordiais das relações de trabalho alterados com a nova legislação e traz propostas da Contracs para que as entidades lutem contra a implementação de tamanhos retrocessos. Para a confederação, a reforma é altamente precarizantes e deve ser combatida com veemência.
Financiamento sindical
A reforma trabalhista também alterou a forma de financiamento e sustentação das entidades sindicais, por isso a Contracs aborda o tema e formula propostas de como garantir o financiamento sindical a partir desta nova realidade.
Negociação Coletiva
A Contracs entende que a negociação coletiva é a maneira de garantir direitos. Na matéria, o diretor técnico do Dieese Clemente Ganz Lúcio ainda reforça que as negociações podem partir do setor patronal com uma pauta de retirada de direitos, portanto é preciso estar preparado para a nova dinâmica imposta para as negociações.
Reforma da Previdência
Em defesa do direito de se aposentar, a matéria aborda os impactos que a reforma da previdência pode ter aos trabalhadores e trabalhadoras do ramo do comércio e serviços e reforça a importância da mobilização da categoria e de toda sociedade para não permitir mais este retrocesso.
O jornal traz ainda outras matérias e será enviado a todas as entidades sindicais filiadas à Contracs.
Você ainda pode baixar o Jornal da Contracs nº 17 – Janeiro de 2018. Clique aqui.