sexta-feira, abril 26, 2024

Contracs insere promoção da igualdade racial em suas bandeiras de luta

Leia também

Celebrado desde os anos de 1960, o Dia Nacional da Consciência Negra tornou-se data oficial celebrada com feriado em diversos municípios brasileiros desde 2003 – Lei 10.639/2003.

Dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, a data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, que aconteceu em 1695. A semana dentro a qual está este dia também é chamada de Semana da Consciência Negra.

Em 20 de novembro, movimentos sociais, sindicais e o movimento negro procuram ressaltar temas ligados à discriminação e à promoção da igualdade dos negros/as, a inserção do negro no mercado de trabalho, as cotas universitárias, a identificação de etnias, moda e beleza negra além de lembrar, como forma de luta, da resistência do negro à escravidão.

Para a CONTRACS, o combate à discriminação racial e a promoção da igualdade racial é tão importante quanto qualquer outro direito. Unidos, podemos mais. E, por isso, lutamos contra a estatística brasileira que ainda espelha desigualdades entre a população de brancos e a de negros.

Na 1ª Plenária Nacional do ramo, a confederação definiu como estratégia principal a necessidade de consolidar a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial bem como enraizar a temática racial nos sindicatos e federações com atuação qualificada. Para tanto, deliberou-se:

·  Priorizar no meio sindical a conscientização e a discussão da igualdade de oportunidades nos acordos coletivos de trabalho;

·   Inserir em nossas fichas de inscrições de seminários e reuniões o quesito raça/cor;

·   Realizar de caráter permanente atividades de formação que abordem a temática racial, em transversalidade com as temáticas de gênero, orientação sexual, classe e linguagem, visando à eliminação de todas as formas de discriminação;

·  Orientar a implementação de Secretarias de Promoção da Igualdade Racial ou Coletivos de Raça nas entidades filiadas;

·Articular ações em consonância com a Política de Combate ao Racismo da CUT Nacional e, de imediato, incorporar o calendário de lutas da CUT: 21 de janeiro – Dia Nacional contra a intolerância religiosa às religiões de Matriz Africana; 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra; 22 de novembro – homenagem à João Cândido, marinheiro negro, líder da revolta da Chibata, símbolo da unidade entre raça e classe na luta contra o racismo.

spot_img

Últimas notícias