terça-feira, abril 23, 2024

Contracs lança apoio à candidatura de advogado à desembargador do trabalho no Ceará

Leia também

Evento aconteceu na subsede em São Paulo

Na manhã desta sexta-feira, dia 4, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT lançou apoio à candidatura do advogado Francisco José Gomes da Silva a desembargador do trabalho no Ceará.

Juntamente com outras confederações CUTistas e fazendo coro com a Central Única dos Trabalhadores, algumas entidades filiadas estiveram presentes para apoiar o manifesto divulgado hoje. Para ler o manifesto, clique aqui.

Compôs a mesa da solenidade, Alci Matos Araujo, presidente da Contracs; Djalma Sutero da Silva, secretário geral da Contracs; Romildo Miranda, vice-presidente da Contracs; Maria Godói de Faria, secretária-geral adjunta da CUT e dirigente da CTNSS e o advogado Francisco José Gomes da Silva, candidato a desembargador do trabalho no Ceará.

O vice-presidente Miranda citou que, muitas vezes, a luta construída pelos trabalhadores e pelos sindicatos acabam sendo derrubados no judiciário devida à estrutura da própria justiça. “Hoje, nós entendemos lá no Ceará, que é importante esta campanha porque vai ser mais um desembargador, que muitas vezes faz a diferença. Nós temos que acreditar e temos que dizer que nós também estamos organizados. É por isso que iniciamos este debate no Ceará e lá já temos o apoio de todas as centrais e partidos do nosso campo e indicamos o nome do Dr. Franzé.”

Para Maria Godói de Faria, representando a CUT e a CNTSS, “a Contracs toma uma atitude bastante madura ao apresentar esta candidatura e solicitar o apoio de todos nós, das entidades da CUT, em apoio à candidatura do Dr. Francisco.” A dirigente também mencionou a necessidade de termos pessoas com compromisso com a classe trabalhadora que assumam cargos representativos no judiciário.

O secretário-geral da Contracs, Djalma Sutero da Silva, espera que os trabalhadores consigam um pouco do espaço merecem e precisam para fazer suas disputas. “Acho que a gente precisa expandir esse debate para o Brasil inteiro e me coloco a disposição para que a gente possa levar esse debate a outros estados. Eu tenho certeza que a nossa direção já deve estar fazendo, mas é bom que a gente fortaleça isso. A iniciativa da Contracs vai chamar atenção de outras confederações porque é importante que tenhamos um representante que possa falar um pouquinho da nossa linguagem.”

O advogado Francisco José Gomes da Silva relatou sua trajetória profissional, que sempre teve militância e lado. “Eu tenho um lado e quando entrei na faculdade eu já militava e foi uma opção de vida que eu fiz.” O advogado contou ainda como é o processo de escolha do desembargador, que atualmente está entre três candidatos para escolha da presidenta Dilma Roussef. “Eu sei que esta é uma luta nova porque a gente está acostumado a eleger vereador, deputado, senadores, eleger o Lula e eleger a Dilma. Então, a gente está acostumado eleger para o poder executivo e legislativo, a gente ainda não está acostumado a entender a importância do judiciário. Meu compromisso é de ter uma visão de classe dentro do tribunal, ou seja, analisar as leis, princípios e normas com uma visão de classe.” assumiu o advogado, que pretende devolver o apoio com ações concretas.

Já o presidente da Contracs, Alci Matos Araujo, mencionou que a visão CUTistas sempre foi contra a normatização da justiça. “Nós temos que disputar espaço. Nós temos que contar com parceiros em todos os espaços de disputas. Somos uma classe trabalhadora de 20% no parlamento.” pontuou o presidente.

Ao entregar o documento de apoio ao advogado, Alci pontuou que a Contracs se coloca nesta ação coletiva em prol da candidatura do Dr. Francisco, juntamente com outros companheiros. “Olhando o cenário, a gente se coloca neste trabalho e nesta ação coletiva para sensibilizar a partir deste momento junto das confederações da CUT, as entidades de base, dar visibilidade e convencer deste potencial. Por isso, é essencial neste momento dizer para a Dilma escrito, verbal e politicamente.”

Campanha da Creche

Aproveitando o momento em que diversas entidades estavam reunidas, a Contracs lançou a Campanha da Creche 2013, que tem como mote Creche – pelo direito das crianças e dos pais. Em 2013, a campanha tem algumas linhas que defendem a creche como um direito das crianças, pela autonomia das mulheres, pela educação pública, de qualidade e em tempo integral e pela garantia dos trabalhadores/as em educação.

Para acessar o cartaz da Creche 2013, clique aqui.

spot_img

Últimas notícias