domingo, abril 28, 2024

1º Encontro Nacional do Fórum Unificado dos Comerciários ocorre nos dias 20 e 21 de maio

Leia também

Contracs e mais de cem comerciários de todo o país participam do encontro

Nos dias 20 e 21 de maio ocorre em São Paulo, o 1º Encontro Nacional do Fórum Unificado dos Comerciários. No evento mais de cem comerciários de todo o país reúnem-se para debater a atual situação da categoria. Representantes das centrais sindicais CUT, CTB, Força Sindical e UGT e as confederações de trabalhadores do setor: Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) e Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) debaterão formas de fortalecer a categoria e trabalhar em conjunto.

O fórum é uma recomendação de trabalho idealizada durante encontros mensais dos comerciários das quatro centrais sindicais que ganha vida no mês dos trabalhadores. Ele tem como objetivo resgatar o histórico e as bandeiras de luta dos comerciários, além de reunir a categoria para discutir de forma unificada a conjuntura do comércio e uma pauta nacional que vise benefícios e melhorias para os trabalhadores e trabalhadoras.

Durante os dias 20 e 21 de maio serão realizados seminários e mesas para debater atual situação dos mais de 12 milhões de comerciários de todo o Brasil. Visando uma avaliação desde o reconhecimento da categoria até a atual mobilização para a construção de uma pauta unificada, o encontro reúne representantes das centrais sindicais que buscarão debater estratégias para melhorar as atuais condições trabalhistas.

“Pretendemos realizar uma avaliação para discutir os enfrentamentos que temos realizado contra a expansão das multinacionais, além de dialogar sobre questões como organização do local de trabalho, saúde e segurança do trabalhador, condições de salário, piso salarial e benefícios”, ressalta Alci Matos Araujo, presidente da Contracs.

Segundo Alci, para a CUT e a Contracs, o encontro traz a expectativa de uma troca de experiências entre as Centrais Sindicais e possibilita a criação de um plano de trabalho e atuação comum para colocar em prática no Brasil. “Sabemos das diferenças existentes de uma central para com outra, mas entendemos que o momento é importante para o debate e esse encontro traz o melhor benefício para o trabalhador. Nós queremos construir um plano de ação nacional e debater a tese unificada que será entregue a todos os dirigentes e público presentes no encontro hoje”.

spot_img

Últimas notícias