terça-feira, abril 23, 2024

Contracs participa de reunião anual da Aliança Global Walmart UNI Américas

Leia também

Evento aconteceu em Bogotá, na Colômbia

Nos dias 21 e 22 de setembro de 2015, a UNI Global Union – Américas realizou sua reunião anual da Aliança Global Walmart na qual a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) participou através do secretário de relações internacionais Eliezer Gomes.

O evento avaliou as ações desenvolvidas pelo movimento sindical em conjunto e com o apoio da UNI frente às práticas desenvolvidas pelo Walmart em todos os continentes além de discutir o surgimento de novas estratégias (de quê: ação sindical, exploração da empresa?), do crescimento do comercio eletrônico e elaborar um plano de ação para o próximo período com ênfase no crescimento da sindicalização.

Participaram da reunião representantes de vários países, dentre os quais Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, República Dominicana, Peru, Uruguai, África do Sul, Colômbia, El Salvador, Estados Unidos e Alemanha.

Durante a reunião, o Secretário de Relações Internacionais da Contracs Eliezer Gomes fez um relato das atividades realizadas pela confederação bem como destacou as conquistas no último período. A Contracs também apresentou um plano de atividades e desafios previstos para trabalhar junto à sua base do Walmart nos próximos meses.

Outra agenda

Ainda em Bogotá, a Contracs-CUT participou da reunião ordinária do Comitê Executivo da UNI

Américas Comércio, oportunidade em que a diretora mundial do setor, Alke Boessiger apresentou rico relatório global sobre o setor comercio. Demais dirigentes da UNI também fizeram exposições, entre eles Adriana Rosenzvaig, secretária regional da UNI Américas; Rubén Cortina, Presidente da UNI Américas; José Luis Oberto, Presidente da UNI Américas Comércio e Gustavo Triani e Orhan Akman, coordenadores regionais.

Durante a reunião do Comitê, entre os vários temas abordados, um desafio foi lançado pelo presidente da UNI Américas, Rubén Cortina, que visa a construção de uma política de integração regional do movimento sindical na América Latina começando pelos sindicatos de fronteiras.

Ambas as reuniões foram avaliadas como as mais importantes e produtivas dos últimos anos.

spot_img

Últimas notícias