Confederação apresentou relatório sobre as práticas da empresa no Brasil
Durante os dias 26 e 27 de outubro, a Contracs participou, na cidade de Johannesburgo – África do Sul, da 4ª Reunião anual da Aliança Global Walmart.
O evento reuniu sindicalistas ligados ao Walmart de diversos países de todos os continentes e tem como principal objetivo focar e unificar a luta dos trabalhadores daquela transnacional norteamericana – considerada a maior empresa de varejo do mundo – em defesa de seus direitos e por dignidade.
Na reunião, relatórios contendo o histórico de mais um ano de ações, desafios e conquistas em relação aos trabalhadores e trabalhadoras do Walmart foram apresentados em plenário pelos representantes regionais, bem como novos desafios e perspectivas para o próximo ano.
O companheiro Eliezer Gomes, secretário de relações internacionais, que representou a CONTRACS no evento, apresentou um relato completo sobre as práticas da empresa no Brasil, as ações desenvolvidas pela entidade, conquistas e novos objetivos.
Durante os dois dias de reunião, diversos temas foram abordados e exaustivamente debatidos entre os participantes, tais como: as mudanças tecnológicas no setor e no Walmart, uberização dos serviços, construção de poder através da sindicalização, sindicalização nos centros de distribuição, desenvolvimento do diálogo social com o Walmart, dentre outros.
No último dia, falou-se sobre questões específicas de alguns países e, em grupos de reflexão, criou-se uma plataforma de ações a serem levadas, unificadamente, a efeito no próximo ano, globalmente.
Três eixos foram definidos como prioritários nas campanhas para 2017: contra a prática de multi-funções, combate ao arrocho salarial e rejeição às jornadas excessivas.
A 4ª reunião da Aliança Global Walmart, que contou com a participação de delegações de 16 países, foi promovida pela UNI Global Union – Commerce em parceria com a Friedrich Ebert Stiftung – FES.