Atividade teve como objetivo debater lutas comuns e estreitar laços entre as entidades
O presidente da Contracs/CUT, Julimar Roberto, participou nesta quinta-feira (15), da Reunião da Direção Executiva da Fenasera (Federação Nacional dos Trabalhadores nas Autarquias de Fiscalização do Exercício Profissional).
O primeiro tema da reunião foi realizar uma análise da Conjuntura Nacional, marcada por um governo reacionário, que leva a cabo uma pauta de profundas alterações na legislação brasileira a fim de retirar direitos dos trabalhadores, enfraquecer o poder de fiscalização do Estado, dos órgãos de controle social e dos sindicatos, além de criminalizar a luta social. Durante a reunião, Julimar frisou que “é necessário fortalecer a unidade da classe trabalhadora, neste momento de ataques, e fortalecer as entidades para enfrentar o governo e seus desmandos”.
Em pauta também a luta contra a Proposta de Emenda à Constituição 108/2019 (PEC 108 ), que desobriga os profissionais da inscrição em seus respectivos conselhos, uma proposta que ceifa um dos mais importantes instrumentos de defesa da sociedade na fiscalização profissional, com o claro e único propósito de engessar e silenciar as entidades, como será a fiscalização de conduta de categorias como: médicos, psicólogos e engenheiros, além de profissionais antiéticos ou com formação precária que poderiam atuar livremente, sem risco de punição. O presidente da Contracs reiterou o compromisso da entidade em fortalecer a luta contra a PEC 108 e colaborar com todos os esforços necessários com a luta que a Fenasera tem realizado para impedir que esse absurdo seja aprovado no Congresso Nacional.
Por fim, foi pauta da reunião os desafios do movimento sindical neste momento e a importância da união dos trabalhadores, particularmente os do Ramo do Comércio e Serviços. Julimar resgatou o histórico de luta da Confederação e colocou a entidade à disposição da Fenasera, inclusive com a possibilidade de filiação da federação à Contracs.