quinta-feira, maio 2, 2024

Assinado ACT dos trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev

Leia também

Além de preservar direitos, o negociado garante reajuste para os dois períodos, manutenção da 13ª cartela de tíquete e mais abono dos dias de greve da categoria

Nessa segunda (31), a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares (Fenadados) participou de  um evento para celebrar o final das negociações entre os trabalhadores e a Dataprev, e também assinar o Acordo Coletivo de Trabalho (2020/2022), que vinha sendo negociado desde o ano passado.

Além de preservar direitos, o negociado garante reajuste para os dois períodos, manutenção da 13ª cartela de tíquete e mais abono dos dias de greve da categoria, durante mobilização realizada no mês de março.

Dentre as cláusulas da negociação, a mais polêmica envolvia o Plano de Saúde e ficou determinada a saída da GEAP, mas instituída uma comissão paritária para definição de outro plano que mantenha similar cobertura e assistência aos trabalhadores e familiares. A comissão, composta por seis trabalhadores e seis representantes da empresa, também terá a função de fiscalizar os planos atuais.

Segundo o diretor de Divulgação e Imprensa do Sindpd-DF, Eudes Rodrigues da Silva, que também é dirigente da Fenadados, o resultado foi muito satisfatório.

“Na atual conjuntura, de desgoverno e perda de direitos, conseguir manter o acordo integral, com reposição, foi uma grande vitória da Fenadados e da categoria”. Para Eudes, “é fundamental ressaltar a participação dos trabalhadores e trabalhadoras que atenderam as orientações da federação e respectivos sindicatos, participaram das paralisações e estiveram firmes para defender seus direitos”.

Para a secretária de Assuntos Jurídicos e Institucionais da Fenadados, Débora Sirotheau, a assinatura do acordo não foi a única conquista.

“Durante o processo, e graças à luta dos trabalhadores, conseguimos trazer o presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, para participar das negociações, que pediu um voto de confiança às representações e cuja atuação objetiva foi fundamental para esse resultado, pois garantiu mais celeridade, transparência e boa fé às negociações. Também ficou estabelecido um canal mais direto de comunicação entre a representação dos trabalhadores e a empresa, o que é muito importante considerando que há outras pautas da categoria que necessitam ser negociadas”, disse.

Segundo Débora, o êxito das negociações foi devido a “muita unidade, consciência e luta dos trabalhadores, lembrando também daqueles que lutaram bravamente por esse acordo, mas, infelizmente, perderam suas vidas em decorrência da COVID-19 e não puderam comemorar essa vitória.”

O presidente da Fenadados, Carlos Gandola, também atribuiu o protagonismo desta campanha aos trabalhadores.

“Os trabalhadores e trabalhadoras da Dateprev estão na vanguarda do movimento sindical, pois fizeram a primeira greve nacional em home office, determinante para a reabertura das negociações com a empresa e que  culminou com a celebração do Acordo Coletivo 2020-2022. Estão todos de parabéns!”, finalizou.

spot_img

Últimas notícias