sexta-feira, abril 19, 2024

Brasileiros e brasileiras vão às ruas por fora Bolsonaro, vacina e emprego

Leia também

Protestos nas ruas e redes sociais denunciaram as 500 mil mortes, vítimas da política genocida do presidente da República

Mesmo com medo do coronavírus, milhares de brasileiros foram às ruas no Brasil e no exterior, por #Forabolsonaro, vacina no braço e comida no prato. Os atos aconteceram em mais de 400 cidades brasileiras, na Europa e Estados Unidos.

Em Brasília, o presidente da Contracs, Julimar Roberto, e dirigentes da entidade participaram do ato que reuniu uma multidão em marcha rumo ao Congresso Nacional. O protesto contou com a adesão dos povos indígenas que estão na capital do país em luta contra a destruição ambiental e a ocupação criminosa de seus territórios.

Manifestantes que não participaram nas ruas protestaram nas redes sociais, denunciando as 500 mil mortes, vítimas da política genocida do presidente da república.

Nos estados, a maioria dos atos aconteceu pela manhã, mas algumas atividades estão agendadas para a tarde e noite.

Veja os atos nos estados:

Em Recife, Pernambuco, a concentração para mais um Ato pelo Fora Bolsonaro começou cedo com uma intervenção da Juventude Sem Terra, exigindo vacina no braço para o povo brasileiro.
Mesmo a chuva não arrefeceu a luta e disposição de todos e todas pelo  #ForaBolsonaro.
Em Maceió, Alagoas o povo foi às ruas denunciar o governo irresponsável e genocida de Bolsonaro.  Durante o ato, os manifestantes levaram um jumento faz bico como sósia de Bolsonaro para tentar garantir a vacinação e a renda familiar.
Na capital da Paraíba, João Pessoa, a população acordou cedo para ir às ruas exigir a saída do presidente genocida, e por vacinas.No Rio de Janeiro, a concentração começou no Monumento Zumbi dos Palmares em direção até Candelária onde o ato teve início às 10 da manhã.
No norte do país, na capital do Pará, Belém, a concentração da manifestação foi em frente ao mercado de São Brás. É o povo nas ruas por vacina no braço, auxílio emergencial e em defesa das liberdades civis garantidas pela nossa Constituição.
No centro-oeste, foram os moradores da capital do Mato Grosso, Cuiabá que num ato simbólico pediram fora Bolsonaro.
No estado vizinho, Mato Grosso do Sul, a capital Campo Grande amanheceu com gente na ruas pedindo Fora Bolsonaro.

Fora das capitais, o povo também foi às ruas pedir Fora Bolsonaro

De pequenas cidades às de médio porte, os brasileiros de todas as regiões do país, enfrentando temperaturas diversas, uns sob forte calor e outros debaixo de frio e chuva, não desanimaram e foram para as ruas. Para muitos, Bolsonaro é pior do que o vírus.
Em virtude do lockdown decretado pela prefeitura para o fim de semana, a manifestação em Poços de Caldas, Minas Gerais, ocorreu na noite de sexta Militantes da Frente Brasil Popular e de diversas organizações foram às ruas dizer não ao Genocídio.

Em Campinas (SP) mais de duas mil pessoas, segundo os organziadoes se manifestaram no Largo do  Rosário para demostrar a unidade pelo Fora Bolsonaro. A torcida de futebol da Ponte Preta levou um bandeiraço em apoio ao ato.

No litoral paulista também teve manifestação. A cidade de Praia Grande foi uma das que teve ato pela manhã. Outras estão com atos em horários marcados para a arte.

Distante de São Paulo, no amanhecer deste sábado, na pequena cidade de Candiota na região de Campanha, no Rio Grande do Sul, mesmo sob um frio de 7º graus, a Frente Brasil Popular organizou faixas e cartazes exigindo vacina para  toda a população, comida no prato de todas as famílias e contra a privatização da Eletrobras , pelo #19JForaBolsonaro.

Em Niterói, Rio de Janeiro, o amanhecer pelo #19JForaBolsonaro foi com faixa no acesso à Ponte Rio-Niterói. E em Macaé, também no estado, a população saiu às ruas da cidade pedindo Fora Bolsonaro.

Em Rio das Ostras também teve manifestação contra Bolsonaro,por vacina e por comida no prato,

Outras cidades do Rio, como Angra dos Reis, Barra Mansa, Campos dos Goitacazes, Duque de Caxias, Valença, Rio das Ostras também tiveram Fora Bolsonaro.
Uma carreata percorreu as ruas de Goianésia, a 176 km de Goiânia.
Na cidade de Paracity, no interior do Paraná, movimentos e organizações populares exigem “Vacina no Braço, Comida no Prato” com faixas em pontos estratégicos da cidade.
Ainda no Paraná, as cidades de Miraselva, Florestopolis, Bela Vista do Paraíso, Rolândia e Prado Ferreira, amanheceram com faixas pelo Fora Bolsonaro, Vacina no Braço e Comida no Prato.
Em Santa Catarina, mesmo com muita chuva, moradores de Blumenau não deixaram de ir às ruas para lutar por Fora Bolsonaro, vacina para todos, auxílio emergencial de R$ 600 e em defesa do serviço público. Os manifestantes se reuniram em frente ao Teatro Carlos Gomes e lideranças das mais diversas entidades e organizações fizeram falas reafirmando a importância de fortalecer a luta pelo fim do governo.
Na região Nordeste, na pequena cidade de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, mesmo com chuva, trabalhadores e trabalhadoras de diversos movimentos e organizações populares ocupam as ruas no Ato “Vacina no braço, comida no prato, fora Bolsonaro!”.
Desde cedo tem luta na cidade de Crateús, em Pernambuco. Carro de som percorrem as principais Ruas da cidade e o Coletivo de Militantes dos Movimentos Populares circulam com faixas e cartazes.
No município de Russas, no estado do Ceará, a ação com apoio de sindicatos e movimentos sociais começou às oito da manhã , com uma caminhada pelo centro da cidade.

Atos no exterior

Outros atos no exterior foram realizados, em Zurique , Suíça
Na capital da Inglaterra, Londres, a concentração foi em frente à embaixada brasileira. Organizado por Frente Preta Uk Brazil Matters, os brasileiros contaram com o apoio de diversos grupos internacionais.
Na França, em Samur, um ato isolado, mas simbólico mostra que os brasileiros aqui ou fora do país querem Fora Bolsonaro.
Nas ruas de Coimbra, em Portugal, já está rolando protesto contra o genocida. #19J #19JForaBolsonaro
Em Viena, na Áustria também teve o #19JForaFolsonaro
Em Berlim,  capital da  Alemanha,  movimentos realizaram um ato contra Bolsonaro na frente do Portão de Brandemburgo. #19JForaBolsonaro
Com informações da CUT Brasil
spot_img

Últimas notícias