sábado, abril 20, 2024

Mais de 26 mil pessoas tomaram vacina vencida contra Covid-19. Confira seu lote

Leia também

As pessoas que tomaram vacinas dos lotes de AstraZenica após a validade terão de se imunizar novamente. Confira o se o seu lote estava entre os vencidos

Registros oficiais do Ministério da Saúde mostram que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 foram aplicadas em todo o país. Na prática, é como se as pessoas não tivessem se vacinado. É preciso tomar o imunizante novamente.
Foram oito lotes de AstraZeneca aplicados na população após a data de validade, segundo cruzamento de dados inédito feito pela Folha de S Paulo. É possível conferir o lote na carteira individual de vacinação.
De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente.
 Até o dia 19 de junho, os lotes do  imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros, segundo a Folha de S Paulo.
A campeã no uso de vacinas vencidas é Maringá, reduto eleitoral de Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, diz o jornal. A cidade paranaense vacinou 3.536 pessoas com o produto da AstraZeneca fora da validade (primeira dose em todos os casos).
Depois aparecem Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador (BA), com 824. As demais cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses.
spot_img

Últimas notícias