sexta-feira, março 29, 2024

Numa sociedade racista não basta não ser racista, é preciso ser antirracista

Leia também

No campo individual, que diz respeito a cada cidadão, a Contracs-CUT destaca a importância de reconhecer o racismo e denunciá-lo.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1969, o Dia Internacional pela Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial é celebrado em 21 de março. A data marca o massacre de Sharpeville (África do Sul), ocorrido em 1960, quando 20 mil negros protestavam contra a Lei do Passe, que determinava os lugares pelos quais eles poderiam transitar. Na ocasião, manifestantes foram reprimidos pela polícia armada, o que ocasionou a morte de 69 pessoas.
O dia 21 de março é uma data que nos orienta para o combate ao racismo em suas mais diversas facetas. Quando falamos em enfrentamento do racismo no campo institucional nos referimos ao conjunto de iniciativas governamentais que visam a combater as desigualdades raciais e promover um serviço adequado em áreas como saúde, educação e direitos humanos.
No campo individual, que diz respeito a cada cidadão, a Contracs-CUT destaca a importância de reconhecer o racismo e denunciá-lo. Numa sociedade racista não basta não ser racista, é preciso ser antirracis
spot_img

Últimas notícias