terça-feira, abril 30, 2024

Em menos de 24h, Justiça recebe mais de 30 mil denúncias sobre terroristas

Leia também

Ministério da Justiça agora prioriza encontrar e processar os financiadores do golpismo. PM desmente morte de idosa em ginásio de golpistas presos e afirma que foto usada por bolsonaristas é de banco de imagem

Em menos de 24 horas, o e-mail [email protected], aberto pelo Ministério da Justiça para identificar os extremistas responsáveis pelos atos terroristas em Brasília, recebeu mais de 30 mil denúncias até às 15h dessa segunda-feira (9), informou o secretário Nacional de Justiça, Augusto Arruda Botelho. Foi uma média de 11 e-mails por minuto com informações, fotos e vídeos dos bolsonaristas golpistas que saquearam as sedes dos Três Poderes da República.

Neste primeiro momento as apurações do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e da Polícia Federal (PF) darão prioridade aos dados dos financiadores do terrorismo sobre o envio de caravanas de radicais bolsonaristas para Brasília e os gastos dos acampamentos em frente a quartéis do Exército, segundo o secretário de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira. “Qualquer informação ou pista é bem-vinda”, ressaltou.

“Muito grave e muito triste. Quem praticou esse crime contra a democracia, contra o patrimônio histórico e contra a população brasileira vai responder nos termos da lei. Não pouparemos esforços para identificá-los e fazer com que eles paguem nos termos da lei, como manda o Estado Democrático de Direito”, afirmou Pereira ao site Metrópoles.

Leia mais Ministério da Justiça abre canal de denúncias contra terroristas bolsonaristas

Outros canais de denúncias

Outros canais foram abertos para receber denúncias. As informações podem ser repassadas à Polícia Federal por meio do e-mail: [email protected]. O Ministério Público Federal também abriu um canal para receber informações sobre organizadores e participantes das invasões. Para enviar relatos, a população deve acessar a Sala de Atendimento ao Cidadão. No formulário, é possível enviar arquivos, relatos e demais informações. A denúncia pode ser feita em sigilo.

Terroristas denunciados pelas redes sociais

Perfis nas redes sociais também ajudam a identificar participantes dos atos terroristas em Brasília. Um dos perfis recentemente criados foi o “Contragolpe Brasil (@contragolpebrasil)”, realizou 134 postagens e tem mais de 700 mil seguidores até o momento no Instagram. ”

“Perfil para a identificação dos(as) criminosos(as) que atentam contra a democracia do Brasil!”, informa a descrição da conta. Para denúncias é só mandar uma mensagem no direct da conta no Instagram e enviar foto do criminoso ou criminosa, com perfil e informações sobre a pessoa.

O youtuber Felipe Neto também publicou um tuíte com um apelo que teve mais de 42 mil respostas. “Vamos simplificar… Poste aqui nesse tweet TODOS os prints possíveis que mostrem o rosto dos envolvidos na invasão terrorista do Congresso Nacional. Só responder aqui e anexar a imagem. Bora criar uma listinha pra facilitar os trabalhos…”, disse.

REPRODUÇÃOreprodução

É mentira que idosa morreu em ginásio de golpistas presos

Uma falsa informação que se espalhou pelas redes sociais, a de que uma idosa morreu no ginásio onde os bolsonaristas terroristas estão detidos é mentirosa. A afirmação foi feita pela Polícia Federal (PF) nesta segunda.

A foto usada no boato, no entanto, está disponível em um banco de imagens gratuito. Ao jornal “O Globo”, o fotógrafo responsável pela foto, Edu Carvalho, disse que ela está sendo usada indevidamente. Segundo Edu, a imagem retrata a sogra dele, Deolinda Tempesta Ferracini, que morreu em novembro de 2022, devido a um acidente vascular cerebral (AVC).

REPRODUÇÃOreprodução

Próximos passos

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, numa coletiva de imprensa na segunda-feira, disse que os próximos passos em relação aos responsáveis pelos atos antidemocráticos que ocorreram no domingo (8), serão a abertura de três inquéritos para investigar os ataques às sedes dos três poderes. Cerca de 1.500 terroristas que participaram dos atos antidemocráticos foram detidos até o momento.

De acordo com Dino, o Brasil caminha, com celeridade, para normalização institucional. “Tanto as instituições civis quanto as militares compreendem a importância da proteção da Constituição Federal e da democracia”, afirmou.

“Logo, podemos dizer que golpistas, terroristas e criminosos em geral não obtiveram êxito nos seus intentos de ruptura da lei e da legalidade”, complementou.

Flávio Dino disse ainda que “caberá ao Judiciário dizer o que vai acontecer com eles. Alguns serão submetidos à audiência de custódia. Outros podem eventualmente receber o benefício da liberdade provisória. Então, não podemos dizer o que vai acontecer com cada um”.

Nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o interventor na segurança pública do DF, Ricardo Cappelli definiu três prioridades após a prisão de bolsonaristas radicais que invadiram os Três Poderes. A primeira é a conclusão da transferência de todos os detidos para o Instituto Médico Legal e, depois, para o presídio da Papuda. Identificação e transferência começaram a ser feitas, mas só deverão terminar nesta terça. A segunda é azeitar a linha de comando das forças de segurança, aumentando a integração para prevenir a ocorrência de novos episódios de vandalismo.

“A terceira tarefa, tocada principalmente pela Polícia Federal, é individualizar a conduta de cada manifestante. Há bolsonaristas, por exemplo, que ultrapassaram a barreira policial mas ficaram do lado de fora dos prédios do Congresso, STF e Planalto. Já outros invadiram as instalações e depredaram patrimônio público”, explicou ao G1.

CUT Brasil Com informações do G1 e Metrópoles

spot_img

Últimas notícias