Na manhã desta quarta-feira (1ª), o presidente da Contracs, Julimar Roberto, ministrou importante palestra na Universidade de Brasília, para alunos, professores e o público em geral que realizou sua inscrição através do sistema online daquela instituição de ensino. O encontro contou com a mediação da professora Ângela Teberga e com a contribuição do representante do SEIU (Service Employees International Union), Rafael Guerra.
Com o tema “Desafios da sindicalização dos trabalhadores e das trabalhadoras de serviços e hospitalidade no século XXI”, o sindicalista tratou de problemas como a rotatividade nos postos de trabalho e a pressão dos empregadores para impedir as sindicalizações e o acesso dos dirigentes sindicais na base.
“O Brasil passou por seis anos de trabalho intensivo no sentido de destruir a organização dos trabalhadores e o movimento sindical. Os danos estão sendo sentidos desde a reforma trabalhista, com a retirada de direitos, e agravados com o alto índice de desemprego e a crise econômica que assolou nosso país”, alertou o dirigente.
Para Julimar, com o início do governo progressista do presidente Lula, que prontamente dialoga com a classe trabalhadora, espera-se que haja um fortalecimento das organizações sindicais.