quarta-feira, abril 24, 2024

Por causa dos juros altos, Volks e GM iniciam férias coletivas nesta segunda

Leia também

Nesta segunda-feira (27), 5 mil metalúrgicos das unidades de Taubaté da Volks e da GM de São José dos Campos, iniciam um período de férias coletivas para desacelerar a produção porque as vendas estão em queda.

Essa queda, explicam os especialistas, está diretamente relacionada aos juros altos, que encarecem o crédito. Outro fator é a redução do poder de compra da população. Com juros absurdos e salários apertados as possibilidades de financiamento caem o que tem derrubado a procura por carros novos.

E a médio prazo, nada vai mudar. Na semana passada Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central do Brasil, manteve a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano. O juro base está neste patamar desde setembro de 2022, apesar da taxa de inflação ser bem inferior.

Leia mais: Brasil lidera ranking mundial de países com juros reais mais altos

As próximas fábricas a dar férias coletivas serão as unidades da Hyundai, em Piracicaba; Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo; e Stellantis, em Goiana no Pernambuco, que reúne marcas como Fiat, Peugeot, Citröen.

Leia mais: Juros altos forçam Mercedes a dar férias coletivas a 300 metalúrgicos

Volks

A Volks vai dar férias coletivas de 10 dias, a partir desta segunda, para cerca de 2 mil trabalhadores. Se nada mudar, um novo período de férias coletivas será adotado para 900 trabalhadores. Além dos juros altos, a empresa alega que está faltando chips semicondutores.

GM

A General Motors deu férias coletivas para três mil trabalhadores da unidade de São José dos Campos (SP) – cerca de 80% da área de produção – a partir desta segunda. O retorno está previso inicialmente para o dia 13 de abril.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da cidade um dos objetivos da paralisação da produção é ajuste de estoque por conta da desaceleração do mercado e queda das vendas.

Queda nas vendas

Em janeiro desde ano a venda de carros caiu 34% em relação a dezembro do ano passado, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O levantamento  compila os dados de emplacamentos de automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus.

Em fevereiro, as vendas caíram novamente em relação a janeiro (9%).

da redação da CUT

spot_img

Últimas notícias