Nesta quarta e quinta (26 e 27), a direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs-CUT) está participando do IV Congresso no Clube dos Comerciários. Serão dois dias de intenso debate de avaliação da luta e discussão sobre quais serão os próximos passos do movimento em defesa dos direitos e conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras no comércio e serviços do Distrito Federal.
Na pauta de discussões, estão temas como conjunturas local, nacional e internacional, igualdade de gênero e racial, negociação coletiva, fortalecimento das entidades sindicais, entre outros. A atividade, que é uma preparação para o congresso da Contracs que acontecerá em setembro, também servirá para a elaboração de um Plano de Lutas para o próximo período e a eleição da nova diretoria que estará à frente da entidade no quadriênio 2023/27.
Para o presidente da Contracs-CUT, Julimar Roberto, esse momento é fundamental para a organização dos trabalhadores.
“Graças à união dos trabalhadores e trabalhadoras, conseguimos eleger um presidente progressista, comprometido com a classe trabalhadora e com os direitos trabalhistas e sociais. Mas, em contrapartida, também elegemos o Congresso Nacional mais reacionário da história do Brasil. Portanto, precisamos manter a mobilização e tomar as ruas para garantir que o Lula consiga fazer as mudanças necessárias”, afirmou.