quinta-feira, abril 18, 2024

PIB crescendo, povo alimentado, é o Brasil feliz de novo!

Leia também

Por Julimar Roberto:

E o Brasil com Lula não para de crescer. Depois de vários índices positivos para o país, agora, a primeira apuração do Produto Interno Bruto (PIB) desde que o presidente assumiu, veio para mostrar que vivemos novos tempos.

De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o PIB brasileiro cresceu 1,9% no primeiro trimestre deste ano. Se comparado ao mesmo trimestre de 2022, o crescimento foi de 4,0%.

O dado expressivo colocou o Brasil no quarto lugar no ranking de países que mais cresceram no período analisado, ficando atrás apenas de Hong Kong (5,3%), Polônia (3,8%) e China (2,2%). Mais um marco a ser comemorado.

Para quem não sabe, o PIB é o indicador econômico que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos e indica como anda a economia de uma região (cidade, estado ou país). Em linhas gerais, o Brasil está crescendo, como prometido por Lula durante sua campanha à Presidência da República. Um crescimento bem maior do que o esperado pelo governo ou, até mesmo, do projetado pelo mercado.

E as notícias boas trazidas pelo IBGE não param por aí. Sua pesquisa aponta outros dados importantes que mostram como o Brasil de hoje está mudado. De acordo com o Instituto, os principais setores econômicos do país também tiverem crescimento significativo, como a agropecuária, que teve alta de 21,6% – a maior desde o quarto trimestre de 1996. Já os serviços, segmento do qual orgulho de representar na Contracs/CUT, cresceu 0,6%.

Diante dos resultados, o mercado também reagiu e, dessa vez, positivamente. A Ibovespa, principal índice da bolsa de São Paulo, fechou em alta no dia de hoje, 110.564 pontos, e o dólar caiu 1,31%, fechando em R$ 5,006.

Tudo isso é resultado da política econômica implementada por Lula. Um compromisso que atende a todos os setores da sociedade, mas que prioriza o povo brasileiro responsável por construir esse país. Pouco a pouco, as famílias têm voltado a se alimentar melhor, a comprar mais, a ter acesso a bens de consumo e, por fim, voltado a viver com mais qualidade.

Não dá para negar que vivemos novos tempos. Os ventos estão mudando e levando o Brasil às alturas. Não tínhamos dúvidas que Lula faria isso, só não esperávamos que fosse tão depressa, considerando o cenário devastador deixado pelo governo anterior.

Mas ele – Lula – tem trabalhado duro, incansavelmente e, aos poucos, levantado a moral do nosso país no exterior. Mais que isso, tem mostrando que ainda somos uma grande potência econômica, capaz de gerar riquezas, firmar parcerias internacionais e que, principalmente, ainda estamos no jogo.

É o Brasil feliz de novo.

spot_img

Últimas notícias