quinta-feira, maio 2, 2024

Receita paga 2º lote de restituição do Imposto de Renda nesta sexta

Leia também

Mais de 5 milhões de pessoas vão receber nesta sexta-feira (30) a restituição do Imposto de Renda. Neste, que é o segundo lote, a Receita Federal vai pagar R$ 7,5 bilhões a contribuintes. A lista de pessoas que vão receber já está disponível no site da Receita. Basta clicar aqui para conferir se seu nome está nessa lista.

Todas as pessoas que vão receber têm prioridade. A maior parte, 3,5 milhões de contribuintes, é composta por pessoas que informaram a chave Pix no formato CPF ao fazer a declaração ou que usaram o modelo de declaração pré-preenchida. Já os demais são pessoas com prioridade legal, ou seja: idosos, pessoas com deficiências ou contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para fazer a consulta, após acessar a página da Receita, a pessoa deve clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. É possível também ter acesso às informações de liberação de cada lote pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os sistemas Android e iOS.

O pagamento das restituições, que começou no dia 31 de maio, está previsto para ocorrer em um total de cinco lotes, uma vez por mês. De acordo com o calendário divulgado pela Receita Federal, o terceiro lote será pago no dia 31 de julho, o quarto em 31 de agosto e o quinto e último lote está previsto para ser pago em 29 de setembro de 2023.

Caso a pessoa não receba o valor na conta informada na declaração (o que pode acontecer, por exemplo, quando a conta é desativada), o dinheiro ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Quem não fizer o requerimento da restituição após um ano, deverá solicitar por meio do Portal e-CAC, acessar “Declarações e Demonstrativos” e, em seguida, clicar em “Meu Imposto de Renda”. Depois, basta acessar “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Redação da CUT

spot_img

Últimas notícias