A quarta-feira (15) é dia de feriado nacional pela Proclamação da República, que aconteceu nesta data em 1889. Como o feriado caiu exatamente no meio da semana, não há “emendas”, mas o próprio dia 15 tem serviços restritos no país. Repartições públicas, por exemplo, não funcionam.
As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público. Como é habitual, contas com vencimento no próprio dia 15 poderão ser pagas no dia seguinte sem juros ou multa. Apesar disso, os canais digitais (como sites e aplicativos) e os terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos) vão funcionar.
As agências dos Correios também não abrem na quarta-feira. As entregas também não serão realizadas. A partir de quinta-feira o funcionamento das agências volta ao normal. No dia do feriado é possível falar com os Correios pela Central de Atendimento, no site e pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100.
Embora os serviços essenciais de saúde, como atendimentos de urgência e emergência, tenham funcionamento em regime de plantão no dia 15 de novembro, as unidades de atendimento eletivo não vão funcionar na quarta, retomando as atividades na quinta-feira.
O funcionamento de serviços como farmácias, redes de transporte público e comércio depende de cada localidade. A organização dessas escalas de trabalho cabe a cada prefeitura, e geralmente passa por negociação com sindicatos que representam os trabalhadores e trabalhadoras de cada setor. No caso do comércio, por estarmos a pouco mais de um mês do Natal, há cidades onde as lojas estarão abertas.
Edição: Nicolau Soares (Redação da RBA)