sexta-feira, outubro 4, 2024

Contracs-CUT convoca entidades filiadas para atos no Dia do Trabalhador e da Trabalhadora

Leia também

Contracs-CUT mobiliza suas entidades filiadas em todo o país para participarem dos atos em celebração ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, que ocorrerão nesta quarta-feira, 1º de maio

Neste Dia Internacional do Trabalho, a Contracs-CUT reforça seu compromisso com a luta por direitos, justiça social e valorização do trabalho e convoca suas entidades filiadas para participarem dos atos organizados pelas entidades sindicais por todo o país. As atividades do 1º de Maio têm como objetivo principal defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, exigindo melhores condições de trabalho, salários dignos, respeito aos acordos coletivos e combate à precarização e à retirada de direitos.

Diante do atual cenário político e econômico, no qual os ataques aos direitos trabalhistas têm sido constantes e o presidente Lula enfrenta desafios para implementar suas políticas progressistas, é imprescindível que os trabalhadores e trabalhadoras se unam em defesa de seus interesses.

“Trabalhadores, uni-vos!”. Confira onde haverá atos e participe:

São Paulo

Neste ano, o 1º de Maio será no Estacionamento Oeste da Neo Química Arena, Estádio do Corinthians, a partir das 10h, com a presença confirmada do presidente Lula.

No início do ato haverá as falas de lideranças sindicais, convidados e convidadas que representam o movimento popular e a sociedade civil organizada, parlamentares, lideranças partidárias, ministros e autoridades do governo federal.

Após o ato político, será realizado o Festival Cultura e Direitos, com apresentações artísticas e musicais, entre elas: Paula Lima, Quesito Melodia, Afonsinho BV, Pagode dos Meninos, Trio da Lua- Na trilha do Xaxado, Taty Dantas, Dexter, Roger Deff, Bateria Show da Gaviões da Fiel, Afro-X, Arnaldo Tiffu, Almirzinho, Arlindinho, Ivo Meirelles, Doce Encontro, e Sérgio Loroza e Pameloza (apresentadores).

No espaço do evento, ao longo do dia, serão realizadas ações de cidadania voltadas à saúde, orientação jurídica, segurança alimentar, meio ambiente e direitos humanos. Também haverá área para recreação infantil.

Interior de São Paulo

Araraquara

Este ano a tradicional Festa do Trabalhador será realizada na Praça Scalamandré Sobrinho, em frente à Arena da Fonte, com início às 15 horas. O transporte de ônibus até o local será gratuito durante todo o dia.

A principal atração musical é a do cantor de samba e pagode Mumuzinho. A programação musical terá ainda diversos shows ao longo do dia. Cesar MC, também estará presente, às 18 horas. Outras apresentações serão de talentos locais, como Jéssica Silva, Dani e Danilo, Conexão das Minas e Samba de Batom.

Além dos shows, a festa terá brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce e uma variedade de atividades esportivas e culturais com monitoria.

São Carlos

A festa será das 7 da noite à meia-noite com entrada gratuita, no Clube de Campos dos Metalúrgicos, na Rua Luís Procópio de Araújo Ferraz nº 1001, no bairro de Santa Felícia. A atração é a dupla João Carlos & Bruno. Também terá shows de Anselmo Guedes e Quarta Essência. Haverá brinquedos infláveis e praça de alimentação.

Campinas

Em Campinas, a concentração será no Largo do Pará ,a partir das 8h da manhã e em seguida, às 9h, será celebrada a missa do 1º de maio na Catedral Metropolitana. A organização pede que as pessoas levem um quilo de alimento em um agasalho como doação.

Paraná

Curitiba

Os trabalhadores e as trabalhadoras irão marchar em defesa dos seus direitos, a partir das 8h30. A marcha sai da Associação 1º de Maio, à Rua Adão Francisco dos Santos, 11, Sabará, e passa por quatro comunidades até a chegada no Centro de Integração Divina Misericórdia onde serão plantadas e distribuídas mudas de árvores.

Para celebrar a conquista do Programa de Aquisição de Alimentos voltado para as cozinhas comunitárias (PAA Cozinhas), a Conab e Movimentos Sociais vão entregar alimentos para as sete cozinhas comunitárias atendidas pelo programa em Curitiba.

Maringá, o 1º de Maio será na tenda da Trabalhadora e do Trabalhador, das 7h às 11h, no Parque do Ingá, nas proximidades do Colégio Regina Mundi.

Santa Catarina

Florianópolis

O destaque é o ato cultural na Beira Mar de São José, das 14h30 às 18h,que contará com apresentações da banda Africatarina, do grupo de teatro Madalenas na Luta, de Boi de Mamão e do músico João de Paula.

Confira as atividades alusivas ao Dia do Trabalhador que acontecerão em Santa Catarina:

Blumenau  – Feijoada dos Trabalhadores no dia 1º de maio, a partir das 11h, na Associação do Samae

Caçador – 16º Baile do Trabalhador no dia 30 de abril, às 23h, no Clube 29

Chapecó – Colocação de faixas, panfletagens nas agroindústrias e mutirão com conversa sobre o significado de ser trabalhador/a no contexto atual nas casas dos trabalhadores/as na região da EFAPI

Criciúma – Atividades para as crianças no bairro Renascer no dia 1º de maio, às 15h, com cama elástica, piscina de bolinhas, algodão doce e muito mais

Grande Florianópolis – Ato com música, teatro e cultura na Beira Mar de São José no dia 1º de maio, das 14h30 às 18h, com banda Africatarina, grupo de teatro Madalenas na Luta, apresentação de Boi de Mamão e do músico João de Paula.

Joinville – Panfletagens nos dias 29 e 30 de abril e Festa do Trabalhador no dia 1º de maio, na Recreativa do Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville, das 9h às 23h, com música ao vivo e torneio de futsal infantil

Jaraguá do Sul– Panfletagem no Terminal Urbano no dia 30 de abril

São Miguel do Oeste – Mateada, shows regionais e atrações para as crianças no dia 1º de abril, a partir das 15h

Pará

Belém

O ato do 1° de Maio será a partir das 9h, na Praça da República, na capital paraense. O show político cultural será com Arraial do Pavulagem e a Banda da Guarda Municipal, com muitos serviços da Ação Cidadania.

Maranhão

São Luís

As Centrais Sindicais do Maranhão e seus sindicatos filiados realizam no dia 30 de abril, terça-feira, a partir das 13h, na Praça Deodoro, Ato Político Cultural Unificado.

Na programação, estão previstas atvvidades diversas como panfletagem, ato público, shows, sorteios de brindes (geladeira, fogão, TV 43 polegadas e ventiladores) e ação social com oferta de serviços de Medição de Pressão Arterial, Teste de Glicemia e Consultas Médicas. A concentração e entrega de cupom para ação social inicia às 13h.

O ato contará ainda com atrações culturais de diversos ritmos como Tambor de Crioula, Bumba Meu Boi, Samba, Pagode e Sertanejo.

Distrito Federal

Brasília

Na capital do país será a partir das 9h, no Eixão do Lazer, na altura da 106 Sul. As atrações musicais estão a cargo dos trios de Nei Casemiro e CL Claudinha Costa e com a turma do SambaArrumadin.

Pernambuco

Recife

No Recife será a partir das 10h, na Praia de Brasília Teimosa, próximo do Buraco da Véia. Na programação além da participação de lideranças políticas e das centrais sindicais, haverá apresentação cultural.

Rondônia

Porto Velho

Em Rondônia a comemoração será no dia 30 (terça-feira), às 14h30, com uma plenária na sede da CUT- RO. Juntos, vamos discutir a Marcha da Classe Trabalhadora e suas pautas essenciais.

Bahia

Salvador

Na capital baiana as comemorações do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora começa bem às 6h30 com a corrida do Trabalhador, o Treinão, no Farol da Barra.

No mesmo dia haverá ações sociais como a retirada de documentos, intermediação de mão de obra e atendimento de saúde. A tarde haverá debates políticos e shows de Adão Negro e da banda Psirico.

Sergipe

Aracaju

O ato do 1º de Maio, será no Farol do Bairro Farolândia, a partir das 8h da manhã

Goiás

Goiânia

O ato do 1º de Maio da Classe Trabalhadora será a partir das 15h até às 22h, na Praça do Trabalhador, no Centro de Goiânia.

Vai ter música ao vivo com shows de pop rock, sertanejo e rap, além de uma área infantil repleta de pula-pula, pipoca, algodão doce e picolé. Também será montada uma feira com alimentos e produtos diversos, e uma tenda da saúde com consultas oftalmológicas, aferição de pressão e glicemia), feira de produtos e de comida

A partir das 16h – Apresentação da banda Nação Hip Hop (rap)

A partir das 17h30 – Falas de dirigentes sindicais e sociais, e lideranças políticas do estado

A partir das 18h30 – Apresentação do Trio Federal (sertanejo)

A partir das 20h – Apresentação da banda Vide Bula (pop rock)

Rio Grande do Sul  

Porto Alegre

A festa será a partir das 13h39 na Casa do Gaúcho, no parque Harmonia.

Ceará

Fortaleza

A concentração do ato será a partir das 8 horas, em frente ao Campus da UECE, no Itaperi, na entrada principal localizada na Avenida Dr. Silas Munguba nº 1700.  Depois uma marcha dos trabalhadores percorrerá as principais ruas do Itaperi e da Serrinha conversando com os moradores sobre as pautas mais urgentes da classe trabalhadora, e seguirá até a Praça da Cruz Grande, onde a atividade de rua será encerrada com falas políticas e apresentações artísticas e musicais.

Minas Gerais

Belo Horizonte

A concentração na capital mineira será na Praça Afonso Arinos, no centro, a partir das 9 horas.

Alagoas

Maceió

O ato será na Praia da Pajuçara, em Maceió,  a partir das 8h da manhã, e depois haverá caminhada até o Sete Coqueiros. O encerramento é com  show musical do Izael e banda e convidados. Num trio elétrico haverá as falas políticas de sindicatos, movimentos sociais, parlamentares, partidos políticos e das centrais sindicais.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Haverá ato político unificado no Parque de Madureira, com show do Grupo de Pagode dos Trabalhadores da COMLURB (empresa de limpeza urbana do Rio de Janeiro) e panfletagem, das 10 às 16 horas.

Macaé

A festa acontecerá na Lyra dos Conspiradores, das 13h13 às 19h, com apresentações das bandas Mistura Rica e Netinho Carvalho, além da participação especial de Jô Wilme.

Campos dos Goytacazes

Será uma edição especial do “Samba na Praça”, no Liceu, das 10h às 14h.

Piauí

Teresina

O ato unificado será na terça-feira, dia 30 de abril, a partir das 8 horas, na Praça Rio Branco.

Rio Grande do Norte

Natal

Em Natal, a concentração será na Praça Cívica, as 8h, seguida de caminhada com grupos percussivos até a Estátua de Iemanjá, na Praia do Meio.

Mossoró

Em Mossoró, segunda maior cidade do estado, as atividades se iniciam no dia 30 (terça-feira), com Ato Unificado as 16h, na Praça do Pax. Logo após, às 18h, atividade cultural na “Tardezinha dos Trabalhadores”, na sede do SINTE, com show do Coisa Nossa e Netinho Santos, no Boteco da Regional, na sede do SINTE Mossoró. As 19h Torneio de futebol 7 – dos trabalhadores, na Arena Sócrates, sede do SINTE.

Espírito Santo

Vitória

O 1° de maio unificado do Espírito Santo será realizado no Portal do Príncipe, próximo à Rodoviária de Vitória, com concentração prevista para iniciar às 8h.

O grupo de samba Tamo Junto, o Coral do Triplex, o Coral Serenata de Favela e o cantor e compositor Amaro Lima também estarão presentes para animar o dia com muita música. Haverá atendimento jurídico à população, como: informações sobre abono salarial, seguro desemprego e carteira de trabalho digital por meio de uma unidade móvel da SRTE.  Para a criançada haverá pula-pula, pipoca e picolé.

Durante o ato, a CUT-ES e demais centrais sindicais, parlamentares e partidos capixabas, movimentos sociais urbanos e do campo falarão à população.

Confira

08h – Concentração Praça Portal do Príncipe

08:30h – Abertura – Apresentação Coral Serenata de Favela

09 h– Fala dos Partidos e Parlamentares

09:30h – Apresentação Cultural – Samba Grupo Tamo Junto

10h – Fala das Entidades dos Movimentos Sociais e do Campo

10:30h – Apresentação Cultural – Samba

11 h- Fala das Centrais Sindicais

11:30h – Apresentação do Coral do Triplex

12h – Apresentação Amaro Lima e Banda

13:30h – Encerramento

Paraíba

Campina Grande

No dia 30 de abril, a partir das 14 horas, a Praça da Bandeira será o palco de um ato público, onde sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos progressistas se unirão em um chamado por justiça social e melhores condições de trabalho.

A Associação de Moradores do Conjunto Severino Cabral será o ponto de encontro no dia 1º de maio, às 9 horas, onde a comunidade local se reunirá para discutir questões pertinentes aos trabalhadores do bairro e suas demandas específicas.

 

Com informações da CUT

spot_img

Últimas notícias