sexta-feira, junho 21, 2024

O Brasil no caminho certo

Leia também

Por: Julimar Roberto

À medida que celebramos o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora nesta semana, é oportuno refletir sobre as medidas implementadas pelo presidente Lula que têm impacto positivo na vida da classe trabalhadora.

Nesse 1º de maio, o Governo Federal sancionou uma lei que oficializa a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos, R$ 2.824 mensais, com o compromisso de estender essa isenção para cinco salários mínimos até 2026. Essa medida é crucial para aliviar o peso financeiro sobre os trabalhadores de baixa renda. No mesmo dia, Lula assinou o Decreto de Promulgação da Convenção e Recomendação sobre o Trabalho Decente para as Trabalhadoras e os Trabalhadores Domésticos.

Após anos de defasagem, a política de valorização do salário mínimo voltou à cena e tem sido uma prioridade da atual gestão, garantindo aumentos acima da inflação e beneficiando não apenas os trabalhadores, mas também milhões de aposentados que dependem desse valor para sobreviver.

Quem também voltou, e veio com força total, foi o Bolsa Família para garantir um auxílio adequado para famílias que lutam para sobreviver. Este programa não só ajuda a combater a fome, mas também oferece iniciativas para facilitar a transição para o emprego formal.

Outra importante medida do Governo Federal foi a aprovação de uma lei que torna obrigatório o pagamento de salários iguais para mulheres e homens que desempenham a mesma função e têm o mesmo nível de qualificação. Essa iniciativa representa um avanço significativo na luta pela igualdade de gênero no mercado de trabalho.

Com menos de cinco meses de governo, há um ano, Lula articulou recursos para estabelecer um piso nacional para profissionais de enfermagem, garantindo salários dignos para cerca de 2,8 milhões de profissionais do setor no país, segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem.

Para fomentar o desenvolvimento, recentemente foi lançado o Programa Acredita que oferece crédito e renegociação de dívidas para micro e pequenas empresas, estimulando o crescimento econômico e a criação de novos empregos.

Essas e outras iniciativas, combinadas, têm como objetivo promover a inclusão social e econômica, garantindo que todos os brasileiros e brasileiras tenham oportunidades iguais de prosperar e contribuir para o desenvolvimento do país.

Esse é o retrato de um governo que tem vontade política e compromisso com a construção de um país mais justo, igualitário e próspero para todos os trabalhadores e trabalhadoras. É o Brasil no caminho certo!

 

spot_img

Últimas notícias