Inelegível para disputar a eleição de 2026 ,Jair Bolsonaro (PL) manifestou sua convicção de que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, pode ter um papel relevante para o Brasil e a América do Sul caso retome a Casa Branca. Segundo Bolsonaro, o republicano compreende a importância estratégica do Brasil na região e tem interesse direto em “investir” no país, considerando seu tamanho, riquezas e o impacto potencial sobre os rumos políticos da América Latina.
“Eu não tenho essa liberdade toda para conversar com ele, apesar de conhecer alguns assessores, que estão sendo pré-anunciados para compor seu gabinete. Mas acredito que ele tenha um interesse enorme no Brasil, pelo seu tamanho, pelas suas riquezas, pelo que representa o nosso povo. E como um país que realmente possa aqui, como exemplo, desequilibrar positivamente para a democracia, para a liberdade, toda a América do Sul. Então, ele vai investir no Brasil sim, no meu entender, no tocante a fazer valer os valores do seu povo, que é muito semelhante ao nosso. Que, através da liberdade de expressão, nós possamos aqui sonhar e não mergulharmos mais ainda numa ditadura que se avizinha”, disse o ex-mandatário à coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles.
Ainda segundo ele, “o interesse americano é em toda América do Sul. Enquanto presidente, ele falava da sua preocupação com a Venezuela e traçava planos e hipotéticos comigo, que é comum acontecer, que ficam completamente em reserva, tendo em vista a questão funcional minha. E eu falava para ele dos problemas, caso a esquerda voltasse ao Brasil”, afirmou.
Fonte: Redação Brasil 247