Nesta sexta-feira (13), a luta pelos direitos dos trabalhadores do comércio ganhou um reforço importante com a fundação da Federação dos Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços dos Estados de Alagoas, Pernambuco e Roraima. Com a presença de lideranças sindicais e representantes da categoria, a assembleia de fundação aconteceu na sede provisória da entidade em Jardim Paulista Baixo, município do Paulista, Região Metropolitana do Recife.
A nova federação surge como resposta à necessidade de representação dos trabalhadores e trabalhadoras dos estados de Alagoas, Pernambuco e Roraima e já nasce forte, com o apoio de dez sindicatos de importantes cidades, como Caruaru, Palmares, Goiana, Olinda, Vitória e Sirinhaém, além dos estados de Alagoas e Roraima. A entidade foi criada com o objetivo de fortalecer a organização sindical e defender os direitos trabalhistas e sociais das categorias por ela representadas.
Eleito presidente da federação por unanimidade, Fábio Porto destacou a importância da entidade recém-criada.
“A Federação nasceu a pedido dos próprios trabalhadores, que estavam muito vulneráveis durante os governos Temer e Bolsonaro. Agora, com o Governo Lula, o movimento sindical volta a ganhar força, e os trabalhadores estão reconquistando seus direitos com novas perspectivas de avanço”, disse.
O secretário de Administração e Finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs), Eliezer Gomes, ressaltou o papel fundamental da nova federação na construção coletiva.
“A criação de uma entidade que já nasce com a força de dez sindicatos é um fato muito considerável, representando uma base sólida que se soma à luta em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. Eu quero parabenizar toda a diretoria e reafirmar que a Contracs estará sempre de braços abertos para caminharmos juntos, de mãos dadas”, afirmou o dirigente.
Também presente no evento, o presidente da CUT Pernambuco, Paulo Rocha, celebrou a importância do momento.
“É fundamental que os trabalhadores e trabalhadoras estejam organizados para defender seus direitos e discutir pautas importantes, como o combate ao assédio, a redução da jornada de trabalho sem redução de salários e a garantia de todos os direitos. A federação chega com esse compromisso junto às categorias e certamente trará conquistas significativas”.
A atividade não só contou com a assembleia de fundação, mas também foi um momento de definição dos cargos da diretoria da entidade, consolidando a organização do novo coletivo sindical. Todos os presentes foram aclamados como fundadores, reforçando o comprometimento e a união em torno dessa nova fase para os trabalhadores e trabalhadoras dos estados de Alagoas, Pernambuco e Roraima.
Juntos somos mais fortes!