De 19 até 21 de agosto, em Bogotá, na Colômbia, está acontecendo a 27ª Reunião do Comitê de Mulheres e o Comitê Executivo Regional da UNI Américas, que traz uma série de encontros com lideranças sindicais de todo o continente para discutir estratégias de enfrentamento à violência, ao assédio e às desigualdades de gênero no mundo do trabalho.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs) participa ativamente do encontro, sendo representada por sua secretária de Mulheres, Marlene Lima, e pela coordenadora da Regional Sudeste da entidade, Paloma dos Santos, que reafirmam o compromisso da entidade com a luta internacional em defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores.
A programação incluiu debates sobre a regressão democrática e os impactos do avanço do fascismo nas Américas, a construção da igualdade substantiva no mundo do trabalho e a implementação efetiva da política de tolerância zero contra casos de violência e assédio na UNI Américas.
Segundo Marlene Lima, a presença da entidade nesse espaço é fundamental para dar visibilidade às pautas das mulheres trabalhadoras brasileiras, principalmente do setor de comércio e serviços, e fortalecer alianças com sindicatos de outros países.
“Estar aqui representando a Confederação significa reafirmar nosso compromisso com a luta contra todas as formas de assédio e violência, e ao mesmo tempo somar forças pela igualdade de gênero. Essa troca internacional nos fortalece e nos dá mais ferramentas para enfrentar os desafios no Brasil”, afirmou.
Já Paloma destacou a importância de fortalecer a união dos trabalhadores do setor de serviços.
“Esse encontro mostra que a luta por igualdade e respeito no trabalho não têm fronteiras. Ao lado de lideranças de tantos países, reafirmamos que só com solidariedade internacional conseguiremos enfrentar os retrocessos e conquistar avanços reais para a classe trabalhadora”, declarou.

