segunda-feira, maio 11, 2026

Contracs repudia repressão contra trabalhadoras e trabalhadores em Vila Velha e exige retratação pública a dirigente sindical presa

Leia também

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs) manifesta sua total solidariedade à secretária de Políticas para Promoção da Igualdade Racial da entidade e presidenta do Sindilimpe-ES, Evani dos Santos Reis, que foi presa nesta segunda (11) durante manifestação legítima de trabalhadores e trabalhadoras terceirizados da limpeza e conservação em Vila Velha.

A ação da Ronda Ostensiva Municipal, da Guarda Municipal e das forças de segurança, conforme denunciado por dirigentes sindicais e trabalhadores presentes no ato, representa um grave ataque à liberdade de manifestação, à organização sindical e ao direito constitucional de luta da classe trabalhadora.

É inaceitável que trabalhadoras e trabalhadores que denunciam salários atrasados, demissões, perseguições políticas e desrespeito a direitos básicos sejam recebidos com spray de pimenta, balas de borracha, truculência e prisão. Mais grave ainda é que uma dirigente sindical, no exercício legítimo de sua função de representação da categoria, seja conduzida à delegacia sob alegação de desacato, justamente enquanto denunciava violações cometidas contra trabalhadores e trabalhadoras.

A Contracs repudia, com veemência, a postura da gestão do prefeito Arnaldinho Borgo, que deveria garantir diálogo, respeito aos direitos trabalhistas e fiscalização rigorosa dos contratos terceirizados, e não permitir que a repressão seja usada como resposta às reivindicações da categoria.

Terceirização não pode ser sinônimo de abandono. Trabalhadores e trabalhadoras da limpeza urbana, da conservação e dos serviços terceirizados prestam atividades essenciais à população e merecem respeito, salário em dia, condições dignas de trabalho e proteção contra qualquer forma de perseguição.

A prisão de Evani e a violência contra os manifestantes atingem não apenas o Sindilimpe-ES, mas todo o movimento sindical brasileiro. Quando uma dirigente sindical é criminalizada por defender sua categoria, a democracia também é atacada.

A Contracs exige a imediata apuração dos fatos, a responsabilização dos agentes envolvidos em eventuais abusos, o fim da repressão às manifestações trabalhistas, a abertura de diálogo efetivo com o Sindilimpe-ES para garantir os direitos da categoria e uma retratação pública à dirigente sindical Evani dos Santos Reis, presa injustamente enquanto exercia seu legítimo papel de representação sindical.

Lutar não é crime. Defender trabalhadores e trabalhadoras não é desacato. Organização sindical é direito constitucional.

Toda solidariedade à companheira Evani dos Santos Reis, ao Sindilimpe-ES e aos trabalhadores e trabalhadoras terceirizados em luta no Espírito Santo.

Publicação anterior
spot_img

Últimas notícias