CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > LANÇAMENTO DA CAMPANHA PERMANENTE PELO COMBATE AO RACISMO DA CONTRACS

Lançamento da Campanha Permanente pelo Combate ao Racismo da Contracs

20/03/2014

Confederação lança campanha em semana do dia internacional de combate ao racismo

Escrito por: Contracs

Nesta quarta-feira (19) a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) lançou sua Campanha Permanente pelo Combate ao Racismo. Na presença da direção foram apresentados os materiais produzidos pela confederação e também a ideia central da campanha.

Ruy Freitas, assessor da Contracs anunciou o lançamento e convidou Alci Matos Araujo, presidente da Contracs; Valeir Ertle, secretário de organização e políticas sindicais da Contracs; Leandra Cintia Alves Perpétuo, assessora da Secretaria de Combate ao Racismo da CUT e Regina Teodoro, secretária de política de promoção para igualdade racial da Contracs a comporem a mesa.

Alci agradeceu a presença de todos e demonstrou a satisfação da Confederação com a oportunidade de trazer ao debate um tema de grande importância, pois reflete na maioria da população brasileira e em toda classe trabalhadora. “O preconceito é uma questão muito presente e por isso a Confederação em conjunto com a secretaria de igualdade racial, assume a atuação e traz para o planejamento essa campanha”, disse.

Para dar prosseguimento, o diretor da Contracs, Valeir, também citou a importância do trabalho sobre o tema de combate ao racismo. “Precisamos de uma atuação de combate e conscientização. Não é necessário esperar que o problema de racismo chegue até o sindicato como uma queixa ou uma denúncia, nosso trabalho deve ser feito antes”, salientou ele.

Representando a secretária de combate ao racismo da CUT, Maria Júlia Reis Nogueira, a companheira Leandra lembrou que o dia 21 de março, dia internacional de Eliminação da Discriminação Racial, como sendo um dia de extrema importância para a campanha. “Quando a Contracs procurou a CUT, nós prontamente abraçamos a campanha e iremos lança-la internamente também. A campanha buscará combater com firmeza as questões que diferenciam indivíduos negros e de baixa classe social”.

Regina iniciou seu discurso com um agradecimento especial à assessoria da Contracs, que a partir de pesquisas do tema auxilia os/as secretários/as no desenvolvimento dos trabalhos.  Sobre a proposta da campanha, disse que o objetivo é implementar dentro do movimento sindical o combate ao racismo e a discriminação racial.  “Considerando que 51% da população brasileira é formada por negros, a campanha deve promover a igualdade já que a população negra não tem as possibilidades de ocupar cargos e obter oportunidades igualitárias. O papel da secretaria de promoção da igualdade é identificar nos espaços sociais as desigualdades e combate-las, até mesmo as situações que em um primeiro momento não são identificadas como práticas racistas”, ela finalizou pedindo o apoio de todos para que a campanha seja disseminada  e pede que, com o lançamento da campanha possa contar com o apoio da Confederação para disseminação dela, assim como agradece pelo apoio da secretaria de combate ao racismo da CUT.

Durante o evento foi salientado o dia 21 de março e sua importância e a necessidade de haver mobilizações de combate ao racismo. Também foi ressaltada a importância do retorno para a pesquisa enviada pela secretaria de promoção para igualdade racial para todos os Sindicatos e Federações, sendo que a mesma pode ser acessada no site da Confederação, clicando aqui.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Conexão Sindical Condomínio Facebook Twitter Contracs Rede Brasil Atual Fenascera Fecesc Fetracom-DF Fetrace Fetracom-PB Fetracs Fetracs-RN Fetracs RS Fenatrad Fetracom/MS Fenadados

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br