terça-feira, abril 30, 2024

Oficina do Setor Hoteleiro apresentou pesquisa sobre as condições de trabalho das camareiras no Brasil

Leia também

Contracs apresentou dados da pesquisa sobre condições de trabalho da categoria

O último dia da Oficina do Setor Hoteleiro – Condições de Trabalho das Camareiras, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT), apresentou a pesquisa sobre as condições de trabalho das camareiras no Brasil, realizada com 93 trabalhadoras de todas as regiões do país.

“Esses dados foram coletados nas oficinas e comprovados pela categoria. Pudemos identificar que as camareiras que estão há muito ou pouco tempo na atividade, possuem muitas dores e doenças relacionadas ao trabalho como hérnia, bursite, tendinite, doenças relacionadas aos pés, dentre outros. Eu costumo dizer que a camareira faz mais esforço do que o ajudante de pedreiro, porque ela desenvolve muitas atividades para além de sua função”, explicou o secretário de Relações Internacionais da Contracs, Eliezer Gomes.

O dirigente sindical também destacou os assédios sofridos pela categoria, a pressão a que as trabalhadoras estão expostas, dentre outros fatores que acabam desencadeando transtornos como ansiedade e depressão.

O dirigente do sindicato que representa a categoria no Distrito Federal, Leonardo Bezerra, afirma que existem muitos casos de abuso sexual contra as camareiras. “Muitos atendimentos não se divulga para manter a privacidade das trabalhadoras. No assédio sexual, o cliente acha que a camareira é propriedade dele. Muitas camareiras não falam sobre o que acontece e tem sido bastante reincidente dentro da nossa categoria. Elas veem no sindicalista alguém que ela pode contar e que toma alguma providência em relação a isso”, destaca.

A camareira Graziela Soares (32), que participou do encontro em Brasília, concorda com o dirigente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Restaurantes e Bares do Distrito Federal (Sechosc-DF) .“O sindicato é o defensor da nossa categoria, é o lugar ao qual podemos recorrer”, destaca a trabalhadora. “O assédio moral só atrapalha o nosso rendimento. Esse encontro foi muito importante para nós, é o primeiro evento desse cunho que participo e pretendo ir em outros, pois o conhecimento que ganhamos aqui pode ser empregado em nosso dia a dia”, afirma Graziela.

Igualdade de gênero
Além de apresentar a pesquisa, o evento promoveu intensos debates sobre a igualdade de gênero no mercado de trabalho.

A deputada federal Érika Kokay (PT-DF) falou sobre a luta feminista e os avanços conquistados pelas mulheres ao longo dos séculos, mas destacou o machismo ainda presente nos dias atuais, ameaçando a liberdade e os direitos das trabalhadoras. “Ainda somos um grupo essencialmente minoritário na política brasileira e, das mulheres que estão no parlamento, muitas foram eleitas pelos maridos ou pais e exercem um mandato por e para eles e não para as mulheres”, afirmou a deputada.

“A vida das mulheres e os movimentos que as mulheres fazem vão deixando uma onda de transformação. As mulheres construíram os movimentos que mais mudaram a vida da sociedade”, explica Érika Kokay, que lembrou também a naturalização das violências que, segundo ela, precisam ser identificadas para serem combatidas, a exemplo da violência doméstica e obstétrica.

“Nessa vida e nesse correr da vida, vi muita coisa que não queria ter visto, mas vi que as mulheres tem muita coragem. Vi uma mulher entrar numa boca de fumo em Sobradinho e buscar seu menino pra casa, vi uma mulher pular num poço fundo pra salvar menino que não sabia nadar e ela mesma sem saber nadar também. Por isso, eu digo que nós precisamos ter consciência da nossa coragem e que ela pode transformar o mundo. Quando a gente coíbe violências, estamos construindo uma sociedade com cultura de paz. A esse que acha que função de mulher é cuidar dos filhos, fiscalizar preços no mercado [referindo-se a Michel Temer], eu digo: cuidado, moço que nós somos mulheres e por sermos mulheres carregamos conosco a coragem e o compromisso de mudar o mundo”, discursou a deputada federal.

Impactos da nova legislação trabalhista
Para abordar os impactos da nova legislação trabalhista no setor hoteleiro e para a classe trabalhadora, os dirigentes sindicais e as camareiras ouviram a doutora em ciências sociais pela Unicamp, Ludmila Abílio, que identifica a reforma como um verdadeiro massacre contra a classe trabalhadora. “Eu destaco três elementos centrais como os mais prejudiciais dessa reforma: terceirização indiscriminada; legalização do trabalho autônomo, onde o Estado está dizendo que as empresas não precisam registrar ninguém, ou seja, desaparecem todos os direitos e transforma os cidadãos em pura força de trabalho. A terceira coisa é o trabalho intermitente, onde o empresário registra e paga por hora, usando trabalhador de acordo com sua necessidade. É um futuro devastador, temos muita luta pela frente”, afirma a doutora.

“Infelizmente a gente enquanto movimentos sociais ainda não conseguimos mostrar para a sociedade o impacto da reforma trabalhista, em parte a nossa dificuldade também se dá em função da mídia”, analisa o dirigente da Contracs e da CUT Brasília, Julimar Roberto.

“Não concordamos com essa reforma e pedimos encarecidamente para que os trabalhadores não esqueçam os deputados e senadores que votaram contra a gente. Porque em 2018 estão todos pedindo voto pra gente aqui. Esse pessoal votou contra você e não podemos admitir que eles voltem. Eles apostam naquele ditado que o povo tem memória curta, então vamos ficar atentos . Temos que levantar e acordar pra luta, mobilizar os trabalhadores que se o povo for pra rua ninguém segura. Só com a mobilização vamos conseguir recuperar os nossos direitos” afirma o dirigente sindical.

spot_img

Últimas notícias