quarta-feira, maio 1, 2024

30 de outubro | Dia do Comerciário e da Comerciária

Leia também

Parabéns a todos e todas que são as engrenagens que movem a economia do Brasil

No Brasil, o Dia do Comerciário, em âmbito nacional, é celebrado em 30 de outubro. A data foi instituída a partir da Lei nº 12.790, de 14 de março de 2013 – pelo presidente Lula. A nova legislação regulamentou a carreira, garantiu que a atividade ou função desempenhada fosse especificada na carteira de trabalho, limitou a jornada semanal e fixou o piso salarial da categoria. Realmente, uma vitória histórica!

Mas a origem do Dia do Comerciário permeia o início do século XX, época em que as relações de trabalho entre patrões e a categoria eram completamente abusivas. Os trabalhadores faziam jornadas exaustivas, sem feriados ou mesmo folgas. Os “caixeiros”, como eram conhecidos na época, por não aguentarem mais as ameaças e o sistema de quase escravidão a que eram submetidos, começaram a criar pequenos grupos e associações de apoio que, futuramente, se tornariam os Sindicatos Trabalhistas que lutariam pela regulamentação da profissão.

Até o ano de 2012, a categoria já somava mais de 9 milhões de trabalhadores e trabalhadoras, que tinham uma jornada média semanal de 49 horas. No entanto, as altas jornadas não significavam altos rendimentos, já que não havia uma legislação que previsse uma média salarial, e as relações entre empregador e empregado ainda eram bem abusivas.

Em pleno 2022, seguimos comemorando avanços significativos, mas sabemos que o ideal almejado pela categoria ainda depende de muita luta. Estamos em plena recessão econômica, onde muitos dos nossos direitos foram cerceados pela nefasta reforma trabalhista e o atual governo tem feito a classe trabalhadora amargar um de seus piores momentos desde a redemocratização do país. Mas a força da nossa união comprova que vale a pena lutar, a exemplo da conquista do Voto Livre, quando o Ministério Público do Trabalho, na semana passada, determinou multa de R$ 10 mil – por funcionário – para as empresas e empresários que fossem pegos praticando coação eleitoral.

Vitórias, assim, nos faz relembrar daquele provérbio que diz que “tentaram nos enterrar, mas não sabiam que éramos sementes”, demonstrando que nos momentos de maior dificuldade, a classe trabalhadora unida consegue conquistar feitos extraordinários.

E é com esse sentimento de força ininteligível que a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT – Contracs-CUT – homenageia cada entidade sindical de nosso ramo, parabenizando a todos os dirigentes, os representantes de base e, principalmente, todas as comerciárias e comerciários brasileiros, que sustentam a economia em suas costas, de pé, muitas vezes de salto alto, e com um sorriso sempre estampado no rosto. Vocês não têm ideia da força esplendorosa que possuem… E a Contracs tem muito orgulho, mas muito orgulho mesmo, de representar uma categoria tão aguerrida, forte e vitoriosa.

Parabéns aos comerciários e comerciárias do Brasil! Sigamos na luta!

spot_img

Últimas notícias