quinta-feira, maio 2, 2024

Contracs-CUT completa 33 anos de luta e resistência

Leia também

 

Há 33 anos, surgiu a Contracs-CUT, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT, uma entidade que tem sido a voz e a força dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio e serviços em todo o país. Desde a sua fundação, em julho de 1990, a Contracs tem sido um baluarte na defesa dos direitos desses profissionais, lutando incansavelmente por melhores condições de vida e trabalho.

Ao longo dessas três décadas, a confederação tem se destacado na luta contra a precarização do trabalho e em defesa da igualdade salarial entre homens e mulheres, creches, direitos da maternidade e no combate à discriminação. Além disso, ela tem sido incansável na promoção da saúde e segurança no trabalho, no enfrentamento do assédio moral e sexual, bem como na proteção dos trabalhadores expostos a agentes nocivos.

Como uma aliada fundamental das entidades filiadas, a Contracs atua em campanhas salariais, greves, manifestações e negociações coletivas, buscando sempre a valorização dos trabalhadores do comércio e serviços. Como também, oferece formação sindical e política para dirigentes e bases sindicais, articula-se com entidades nacionais e internacionais do setor, e participa ativamente de fóruns de discussão de políticas públicas.

Em momentos desafiadores, como a pandemia do Coronavírus, a Contracs se manteve firme na defesa do direito à vida. Realizou ações incansáveis para garantir a inclusão desses profissionais na lista de prioritários para a vacinação, levando em conta sua exposição diária nos estabelecimentos essenciais que não paralisaram suas atividades.

Enfrentando ações precarizantes do governo de Jair Bolsonaro, que caçaram direitos sociais e trabalhistas e relegaram a classe trabalhadora à maior crise econômica já vista na história do nosso país, a confederação mostrou-se combativa e resistente, lutando incansavelmente por melhores condições de vida e trabalho e buscando alternativas para mitigar os impactos dessa conjuntura tão adversa.

Sua atuação também se amplia em apoio a importantes lutas sociais, como a reforma agrária, a reforma tributária, a democratização dos meios de comunicação, a soberania nacional, os direitos humanos e a preservação do meio ambiente.

Nesses 33 anos, a Contracs-CUT tem sido um símbolo da defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio e serviços. Sua trajetória inspira e transforma a vida de milhões de pessoas em todo o Brasil. Parabéns à Contracs-CUT pelos seus 33 anos de história e luta! Juntos, somos mais fortes!

spot_img

Últimas notícias