domingo, setembro 8, 2024

Contracs participa da 8ª Plenária da CNQ-CUT em Brasília

Leia também

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs), Julimar Roberto, participou da mesa de abertura da 8ª Plenária da Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT (CNQ-CUT), que acontece em Brasília (DF), entre os dias 20 e 22 de novembro. O evento reúne mais de 100 dirigentes do Ramo Químico das cinco regiões brasileiras, além de lideranças sindicais, políticas e sociais.

A plenária tem como objetivo analisar as mudanças na conjuntura, debater o realinhamento das ações aprovadas no Congresso anterior para o Plano de Lutas, e discutir temas pertinentes ao mundo do trabalho, como organização das mulheres, da juventude trabalhadora, direitos e proteção a companheir@s LGBTQIA+, formação sindical, aposentadoria sindical, e saúde d@s trabalhador@s.

Julimar destacou a importância da plenária para o fortalecimento do Ramo Químico e da classe trabalhadora em geral. “Estamos vivendo um momento histórico, com a retomada da democracia e a eleição do Presidente Lula em 2022. Temos que aproveitar essa oportunidade para avançar nas nossas pautas e garantir os direitos que foram retirados pelo governo golpista. A plenária é um espaço de reflexão, debate e construção coletiva, que nos prepara para os desafios que temos pela frente”, afirmou.

O presidente da CNQ-CUT, Geralcino Teixeira, também ressaltou a relevância da plenária, que acontece na metade dos mandatos das direções vigentes, em caráter avaliativo e não deliberativo. “Estamos em Brasília, a capital política do país, para realinhar as nossas estratégias e diretrizes em agendas como viabilidade do movimento sindical, industrialização e fortalecimento do Ramo Químico. Também queremos nos preparar para as eleições municipais de 2024, que serão fundamentais para consolidar o projeto popular e democrático que defendemos”, disse.

A CNQ-CUT foi criada há 31 anos e representa, nacionalmente, 4 federações e 84 sindicatos filiados, de oito setores: Petróleo, Petroquímica e Fertilizantes, Química e Plástico, Vidro/Cerâmica, Papel/Papelão/Celulose, Borracha, Farmacêutica e Minérios. A plenária conta com a participação de representantes desses setores, que irão apresentar as suas demandas e propostas para o Ramo Químico.

Presenças ilustres

A plenária também contou com a presença de diversas autoridades, que prestigiaram o evento e manifestaram o seu apoio ao Ramo Químico e à CUT. Entre elas, estavam o secretário-geral da CUT Nacional, Renato Zulato; o secretário-geral da CUT Brasília, Douglas Almeida; o ministro do Trabalho, Luiz Marinho; o ministro de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta; a deputada Erika Kokay; entre outras autoridades. Eles parabenizaram a CNQ-CUT pela realização da plenária, e destacaram a importância da unidade e da mobilização da classe trabalhadora na construção de um Brasil melhor. Eles também reafirmaram o compromisso do governo Lula com o desenvolvimento sustentável, a geração de emprego e renda, e a valorização d@s trabalhador@s do Ramo Químico e de todos os setores produtivos do país.

spot_img

Últimas notícias