sexta-feira, outubro 11, 2024

Bombeiros Civis do DF aprovam CCT

Leia também

“As negociações foram extremamente complicadas. Os empresários demonstraram insensibilidade e se aproveitaram da pandemia para tentar retirar direitos da categoria”

O Sindicato dos Bombeiros Civis do Distrito Federal realizou assembleia na noite de segunda-feira (8), para aprovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para 2021. Na contraproposta do sindicato patronal, o reajuste salarial ficou em 3% e, na alimentação, o aumento foi de 5,6%.

Esses valores foram resultados de muito embate entre o Sindbombeiros e as empresas de terceirização do DF. Segundo o presidente do sindicato, Felipe Araújo, a proposta dos trabalhadores foi enviada para apreciação dos patrões em outubro de 2020 e, mesmo com a data básica em 1º de janeiro, somente agora houve um entendimento.

“As negociações foram extremamente complicadas. Os empresários demonstraram insensibilidade e se aproveitaram da pandemia para tentar retirar direitos da categoria”, conta o sindicalista.

A escala de serviço foi um dos pontos mais polêmicos da negociação. Os empregadores tentaram ajustar a carga horária de forma que os bombeiros civis trabalhassem três dias numa semana e quatro, na seguinte, excedendo às 36 horas semanais. O sindicato manteve-se firme e não permitiu que a jornada de trabalho fosse alterada e ainda incluiu a garantia de 30 dias de estabilidade para os trabalhadores em caso de demora na substituição de empresas. Todas as demais cláusulas foram mantidas.

Os bombeiros civis presentes na assembleia aprovaram a CCT que segue para registro.

Em defesa das mulheres

A direção do Sindbombeiros aproveitou a assembleia para realizar um ato em defesa das mulheres, repudiando toda e qualquer forma de agressão física e psicológica. “Que todas a  mulheres, não só hoje, mas sempre, estejam livres da violência, e que não seja negado elas o direito à vida” eram os dizeres presentes em faixas e camisetas.

Para encerrar a homenagem, uma rosa branca foi entregue a cada bombeira civil presente a assembleia, simbolizando a paz necessária em cada lar e cada família.

spot_img

Últimas notícias