terça-feira, maio 7, 2024

Lojas Americanas: Em defesa dos direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras

Leia também

A Executiva Nacional da CUT, reunida no dia 03 de fevereiro de 2023, analisou a situação que está sendo vivida pelos trabalhadores e trabalhadoras da Lojas Americanas, tendo em vista a suspeita da monumental fraude de mais de R$ 43 bilhões promovida pelos seus acionistas majoritários e que ameaçam a própria existência da empresa.

A CUT manifesta a sua indignação contra os procedimentos suspeitos de acionistas e diretores da empresa até agora divulgados, que levaram a empresa a entrar com pedido de recuperação judicial, ameaçando mais de 100.000 trabalhadoras e trabalhadores diretos que podem perder seus empregos. Também nos preocupa que milhares de empregos indiretos, dos seus fornecedores, em sua grande maioria de pequenas e médias empresas que ao longo desses anos cumpriram fielmente com suas obrigações funcionais e contratuais e agora se deparam com a possibilidade de falência caso as Lojas Americanas não honrem os pagamentos dos seus contratos.

Manifestamos nossa estranheza e preocupação com o silêncio da grande imprensa frente a essa fraude monumental de R$ 43 bilhões, que além dos prejuízos para os trabalhadores e trabalhadoras, transformou em pó o patrimônio de milhares de acionistas minoritários que investiram suas economias nas ações da empresa, pode provocar uma retração no crédito do sistema bancário afetando a economia do país, dentre outras consequências econômicas. Enquanto isso a mesma imprensa dedica matérias diárias de fraudes e golpes de pequena monta que nem de longe tem a importância desse desastre promovido pelos controladores e diretores das Lojas Americanas que tiveram lucros astronômicos ao longo dos últimos anos.

A CUT, juntamente com nossos sindicatos e federações filiados, a CONTRACS-CUT dos e as centrais sindicais está tomando todas as medidas judiciais e negociais necessárias para garantir que os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras das Lojas Americanas e também dos seus fornecedores sejam garantidos e os responsáveis por essa monumental operação de fraude sejam devidamente punidos. Não podemos aceitar em hipótese alguma que aqueles que trabalharam, cumpriram com suas obrigações funcionais e contratuais sejam mais uma vez vítimas da irresponsabilidade e a ganância de poucos.

São Paulo, 07 de fevereiro de 2023.

Executiva Nacional da CUT

spot_img

Últimas notícias