quarta-feira, junho 26, 2024

STF extingue condenação de José Dirceu por corrupção

Leia também

Nesta terça-feira (21), a segunda turma do Supremo Tribunal de Federal (STF) extinguiu a condenação por corrupção passiva, no âmbito da Operação Lava Jato, do ex-deputado federal José Dirceu (PT).

Em entrevista exclusiva ao Brasil de Fato, em abril deste ano, Dirceu confirmou que pretende voltar à disputa eleitoral em 2026. “Por justiça com a minha história, tenho o direito de voltar à Câmara como deputado”, contou o petista.

No julgamento, que começou em março de 2023, o relator Luiz Edson Fachin votou pela manutenção da condenação. Já o ex-ministro do STF, Ricardo Lewandovski, que atualmente chefia a pasta de Justiça e Segurança Pública, votou pela prescrição da pena, já que a aceitação da denúncia teria ocorrido fora da data da aceitação.

Na tarde desta terça-feira, os ministros Kassio Nunes Marques e Gilmar Mendes acompanharam Lewandovski e garantiram a maioria de três votos pela extinção da pena. Dirceu foi condenado a 8 anos, 10 meses e 28 dias pela 13ª Vara Federal de Curitiba, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já havia absolvido o petista pelo crime de lavagem de dinheiro.

 

Fonte: Brasil de Fato

spot_img

Últimas notícias